PortoCartoon: prémio do público vai para artista português

Entre 40 cartoons à escolha, onde estavam vários trabalhos internacionais, os internautas preferiram atribuir o "prémio do público" a Fernando Camarneiro Costa

Foto
e tudo o rico parou!, de Camarneiro Costa

A votação para o "prémio do público" estava aberta a todos os internautas do mundo. O desafio era simples: escolher a obra preferida que integrou a XIV edição do PortoCartoon, independentemente da decisão tomada pelo júri em Abril de 2012, que resultou na vitória de Alessandro Gatto, com o seu "La Scalla" (A Escada).

A prova evidente de que se trata de uma votação democrática está patente no veredicto do público, que acabou por escolher o cartoon "e tudo o rico parou!", do artista português Fernando Camarneiro Costa, de entre 40 trabalhos, grande parte deles internacionais, como o vencedor.

O próprio "La Scalla", de Gatto, que tinha vencido o "Grande Prémio PortoCartoon", ficou apenas no terceiro lugar.

Foto
La Scalla, de Alessandro Gatto

Para o segundo posto, o público escolheu o desenho de Mohsen Zarifian, do Irão, que na competição tinha recebido uma menção honrosa - "The fair negotiation" (A negociação justa).

Exposição individual

No entanto, "e tudo o rico parou!", de Camarneiro Costa, tinha sido apenas finalista do XIV PortoCartoon. Ainda assim, os internautas consideraram tratar-se de uma obra representativa do tema a que concorreu: "Ricos, pobres, indignados".

Com este prémio, o artista português vai ter direito a uma exposição antológica individual da sua arte, no próximo PortoCartoon, em Junho, no Museu Nacional da Imprensa, que vai ter como tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".