Jogo em atraso não atrasou o FC Porto

Os “dragões” não brilharam, mas também não encontraram grandes dificuldades frente ao V. Setúbal. Golos de Jackson Martínez e Lucho González deram o triunfo no encerramento da primeira volta da Liga

Foto
Jackson Martínez marcou dois golos no Bonfim Rafael Marchante/Reuters

O FC Porto fechou a primeira volta do campeonato com um triunfo (3-0) sobre o Vitória de Setúbal, num jogo ainda relativo à 12.ª jornada da I Liga, que tinha sido adiado a 14 de Dezembro por causa do mau tempo. Os “dragões” concluem a primeira parte do campeonato com 39 pontos e seguem de braço dado com o Benfica, na liderança da classificação. Já o emblema sadino está pior: soma 14 pontos, ocupa um lugar de despromoção e tem a pior defesa da prova. Com Meyong — abono de família do Vitória de Setúbal, autor de 13 dos 19 golos da equipa no campeonato — de partida para o Kaburscorp de Angola, adivinham-se dias difíceis para José Mota.

Os “dragões” foram altamente eficazes no Bonfim. Adiantaram-se no marcador na primeira oportunidade de que dispuseram, logo aos nove minutos, e confirmaram o triunfo nos últimos minutos da partida, mantendo a invencibilidade na I Liga. A equipa de Vítor Pereira obteve a 12.ª vitória no campeonato 2012-13, a que se somam três empates. E prolongou uma tradição de domínio nas visitas a Setúbal: há mais de 30 anos que o FC Porto não perde no Bonfim. A derrota de ontem foi a 13.ª consecutiva sofrida pelos sadinos às mãos dos “dragões”, em jogos na qualidade de anfitriões.

Foram nove os minutos de resistência sadina: nessa altura Silvestre Varela foi derrubado por Miguel Lourenço, e Pedro Proença assinalou grande penalidade. Jackson Martínez não desperdiçou a oportunidade e fez o 1-0. O colombiano mostrou que Liedson, que já esteve ontem no Porto e deverá assinar pelos “dragões”, vai ter de suar para lhe fazer sombra.

Logo a seguir, o FC Porto quase fazia o segundo: Kelvin rematou para excelente defesa de Kieszek (10’). Mas, ao contrário do que se podia esperar, os “dragões” não partiram para a goleada. Pelo contrário, a equipa de Vítor Pereira abrandou consideravelmente o ritmo. O jogo tornou-se desinteressante e os passes errados abundavam, assim como a luta a meio-campo. O Vitória de Setúbal só deu sinal de si a meio da primeira parte. Meyong (quem mais?) fugiu a Otamendi, tirou Mangala do caminho e viu o seu remate ser travado por Helton. Mas a equipa de José Mota mostrou pouco mais nos primeiros 45’.

A noite estava fria, o vento cortante, e os minutos arrastavam-se. Dentro das quatro linhas havia pouco futebol: o Vitória de Setúbal não incomodava Helton e o FC Porto geria a vantagem jogando a ritmo lento. O 2-0 não surgiu por centímetros, quando Maicon falhou o desvio a um livre marcado por João Moutinho, logo a abrir o segundo tempo.

Até final, as contrariedades acumularam-se para o Vitória: Bruno Gallo e, depois, Jorginho, foram expulsos, deixando os sadinos reduzidos a nove jogadores. Na sequência, os “dragões” aplicaram o golpe de misericórdia à equipa de José Mota: Jackson Martínez pegou na bola e rematou cruzado para o 2-0 (85’). Foi o seu 14.º golo no campeonato, que lhe dá a liderança destacada no topo da tabela dos melhores marcadores. E ainda houve tempo para o 3-0, apontado por Lucho González, no último minuto do tempo regulamentar.

Sugerir correcção
Comentar