Stevie Wonder, James Taylor e o elenco de Glee na compilação de Obama para a tomada de posse

A cerimónia de tomada de posse é na segunda-feira e Obama divulgou no Spotify a compilação que gostaria que servisse de banda sonora ao início do seu segundo mandato. A julgar pelos títulos das canções, quer que seja um de esperança e persistência.

Foto
Concerto de Stevie Wonder na Casa Branca em 2009 AFP

As festas começaram no sábado, mas a música e os bailes continuarão até depois de tomada de posse, segunda-feira, em Washington. Todos os incluídos na compilação, de Ray Charles a James Taylor, de Beyoncé a Kelly Clarkson, participaram ou participarão nos acontecimentos. Corre o rumor que Lady Gaga possa suceder a Jay-Z enquanto estrela do baile para o staff de Obama, marcado para terça-feira.

 A festa para a tomada de posse de Obama já começou e sábado Katy Perry e Usher foram as estrelas convocadas para dar música ao concerto em Washington dedicado aos filhos de militares americanos. Foi apenas um dos muitos concertos e das muitas festas que se prolongarão até à tomada de posse segunda-feira (e que continuarão na própria cerimónia). Para nos orientarmos entre toda a música disponível, Obama, provavelmente o Presidente americano mais questionado quanto à música que ouve, divulgou há dias a sua compilação para a inauguração. Inclui Stevie Wonder, Beyoncé, James Taylor, Alicia Keys ou o elenco de Glee a interpretar Lady Gaga e foi disponibilizado no Spotify.

A julgar pelos títulos das canções escolhidas, o novo mandato iniciar-se-á sob o signo da esperança e perseverança (Carry on, New day, Higher and Higher ou Future). Uma mudança em relação em início da campanha para a reeleição o ano passado, quando Obama lançou uma compilação de 28 canções mais viradas, escreve a Time, para a música "alternativa/folk", referindo duas das escolhas, Tonight's the kind of night, de Noah and the Whale, e You've got the love, de Florence + The Machine. 

As celebrações da tomada de posse serão, tendo em conta o número de bailes oficiais (dois), as mais humildes desde as de Einsenhower em 1953, assegura o tablóide USA Today. Ainda assim, é certo que os 17 nomes incluídos na compilação de Obama farão parte dela. Na cerimónia de segunda-feira, Beyoncé voltará a marcar presença, tal como em 2008, desta vez interpretando o hino americano. Kelly Clarkson, transformada em estrela pop depois de vencer em 2002 o concurso American Idol, cantará My country tis of thee, um dos hinos dos Estados Unidos até à adopção de Star spangled banner, e o veterano James Taylor dará voz a America the beautiful.

Em Outubro de 2012, em plena campanha eleitoral, Obama voltou a mostrar, em entrevista radiofónica, a música que guarda no seu iPod. O seu gosto pela soul clássica, em especial Stevie Wonder e James Brown, a par de lendas do jazz como Miles Davis ou John Coltrane, do rock de Bruce Springsteen e do hip hop de Jay-Z ou Eminem eram já conhecidos. Na entrevista, o presidente melómano deu um conselho para a, digamos, boa fruição musical: “Tem que se misturar os estilos” e, depois, a escolha depende “do estado de espírito”. A compilação que organizou vai de encontro a esta ideia – e à abrangência indispensável para que ninguém se sinta excluído. Ou seja, há soul e nu soul com Stevie Wonder, Alicia Keys ou John Legend. Há música latina (Marc Antony), r&b (Usher), pop (Katy Perry, Kelly Clarkson), country (Brad Pailsey), rock (fun.), boys band (Mindless Behavior), cantautores (James Taylor), clássicos absolutos (Smokey Robinson) e fenómenos televisivos (o elenco de Glee).

Entretanto Lady Gaga, que surge na compilação por interposta pessoa, na interpretação que os actores de Glee fazem da sua Edge of glory, poderá ser a estrela do baile organizado para o staff de Obama, marcado para terça-feira, sucedendo a Jay Z, que em 2008 adaptou a letra do seu 99 problems ao momento: "I've got 99 problems, but George W. Bush ain't one".  Não há ainda confirmação quanto à presença da cantora de Born this way, mas a imprensa americana dá viva voz ao rumor. Certo é que Obama, o presidente, criou a lista de canções que gostaria que os americanos ouvissem no momento em que inicia o segundo mandato. Deixamo-la aqui:

1 - Signed, Sealed, Delivered (I’m Yours) Stevie Wonder

2 - I Was Here Beyoncé

3 - Mi Gente Marc Anthony

4 - Carry On Fun

5 - New Day Alicia Keys

6 - Mud On The Tires Brad Paisley

7 - Turn Up The Love Far East Movement, Cover Drive

8 - Edge of Glory Elenco de Glee

9 - Your Smiling Face James Taylor

10 - Ordinary People John Legend

11 - Firework Katy Perry

12 - Breakaway Kelly Clarkson

13 - My Mic Nick Cannon

14 - Something Special Usher

15 - Higher and Higher The Soul Children of Chicago

16 - Get Ready Smokey Robinson

17 - Future Mindless Behavior
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar