Este robô de exploração sub-aquática foi um dos projectos financiados em 2012 DR
Foto
Este robô de exploração sub-aquática foi um dos projectos financiados em 2012 DR

Kickstarter: o “Best Of” de 2012

Site de “crowdfunding” anuncia os números de 2012. Houve mais de 2,2 milhões de financiadores, oriundos de 177 países

O Kickstarter publicou o seu “Best Of” de 2012 com dados estatísticos e algumas curiosidades relacionados com os seus projectos.

 

Foram financiados mais de 18 mil projectos, que receberam cerca de 320 milhões de dólares. Como o Kickstarter faz saber, cerca de 600 dólares por minuto concedidos por 2,2 milhões de financiadores de 177 países. Entre estes, 570 mil financiaram dois ou mais projectos, enquanto que 50 mil apoiaram dez ou mais.

 

Nas 13 categorias criativas, a música esteve em destaque, com cerca de cinco mil projectos financiados. No que diz respeito ao montante angariado, a categoria de jogos destaca-se, com 83 milhões de dólares recebidos. Dezassete projectos superaram a barreira do milhão de dólares de financiamento.

 

O Kickstarter também enuncia, neste balanço, algumas curiosidades. “Incident in New Baghdad” tornou-se no segundo filme financiado neste site a ser nomeado para um Óscar, enquanto que a ópera “Oceanic Verses”, financiada no Kickstarter, estreou-se no Kennedy Center.

 

Mas não é só. A cidade de Chattanoogat é a primeira, nos Estados Unidos, com o seu tipo de letra próprio, usado na biblioteca, em ciclovias ou quadros de avisos. Em Julho, uma câmara foi enviada para o espaço por um grupo de alunos do liceu e foi criado um fato de astronauta mais leve e de baixo custo. Estas e outras histórias podem ser conhecidas no “Best Of 2012” do Kickstarter.

Sugerir correcção