Braga2012 regulariza dívidas até final de Fevereiro

Segundo Hugo Pires, “os projectos do QREN estão todos a andar, os pedidos de pagamento já foram quase todos feitos e as coisas estão a estabilizar”

Foto
nocas/Flickr

O presidente da Fundação Bracara Augusta garantiu que foram feitos “quase todos” os pedidos de reembolso dos fundos comunitários para a Capital Europeia da Juventude Braga 2012 e que os pagamentos às associações serão “regularizados” até “final de Fevereiro”.

À margem da cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Fundação e associações da cidade, Hugo Pires assegurou que os projectos de Braga 2012, que terminou em 22 de Dezembro, submetidos ao financiamento europeu através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) estão “a andar”.

O referido protocolo “nasce” de uma das iniciativas de Braga 2012 na área do empreendedorismo associativo e pretende juntar associações da cidade de Braga para a realização de “novos” projectos.

Confrontado com a reclamação de associações que participaram da Capital Europeia da Juventude (CEJ) sobre atrasos e falta de pagamentos por parte da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires garantiu que “até ao final do mês de Fevereiro as coisas estão regularizadas”.

Fase de estabilização

Segundo o responsável, “os projectos do QREN estão todos a andar, os pedidos de pagamento já foram quase todos feitos e as coisas estão a estabilizar”. O presidente da Bracara Augusta admitiu que o processo de financiamento através dos fundos comunitários passou por um “momento conturbado”, mas que esse está ultrapassado.

Sobre o protocolo assinado entre quatro associações bracarenses, Tim.Bra - Grupo de Teatro Infantil de Braga, a Companhia de Teatro “Só Cenas”, a associação “Agora Bracarense” e a “Jovem Coop-Jovem Cooperante Natureza e Cultura”, Pires explicou que “surgiu espontaneamente”.

O responsável por uma das entidades envolvidas na coordenação deste projecto, Narciso Moreira, da Betweien, explicou que o objectivo desta iniciativa é “organizar anualmente um evento com impacto local de promoção das associações” bracarenses. Evento esse que pretende “comunicar com a sociedade aquilo que têm vindo a fazer” com a particularidade, apontou, “da organização desse evento passar de associação em associação a cada ano”. Este protocolo está aberto a “todas as associações da cidade de Braga”, referiu.

Sugerir correcção
Comentar