PSD ganha Junta de Esmoriz, em Ovar, por quatro votos

Rosário Relva, a presidente de junta que se recandidatou numa lista de independentes, vai pedir a recontagem dos votos.

Foto
O novo executivo de Esmoriz vai governar a Junta até às eleições autárquicas de Outubro Nelson Garrido

A Junta de Freguesia de Esmoriz, no concelho de Ovar, acaba de passar para as mãos do PSD numa votação bastante renhida. António Bebiano venceu as eleições intercalares, realizadas este domingo, por uma margem de apenas quatro votos. Em segundo lugar, ficou Rosário Relva, a presidente de Junta que se recandidatou pelo Grupo Independentes por Esmoriz, com 1503 votos.

A autarca, eleita pelo PS nas eleições de 2009, vai pedir a recontagem dos votos. Depois de anunciados os resultados, a candidata deixou o local de contagem com as lágrimas nos olhos. A sua sede de campanha estava vazia e não houve declarações à imprensa.

O PSD conquista seis mandatos, o grupo de independentes cinco, o PS um e o BE também um. O CDS e a CDU ficam de fora da composição do novo executivo de Esmoriz depois destas eleições em que a abstenção chegou aos 60%. Sem maioria, o PSD terá de chegar a um entendimento com outras forças eleitas. “Estamos ainda a analisar os resultados, iremos falar com as outras forças para percebermos o que iremos fazer”, adianta António Bebiano que garante começar o trabalho por “dignificar a junta de freguesia”. “Merecemos a confiança dos eleitores e isso é fundamental”, acrescenta o social-democrata que garante que se vai recandidatar à Junta de Esmoriz nas eleições autárquicas de Outubro. “Este projecto é para nove meses e mais quatro anos”.

Dos 10.382 eleitores inscritos em Esmoriz, o PSD obteve 1.507 votos (35,85 por cento), o Grupo Independentes por Esmoriz ficou com 1.503 votos (35,75 por cento), o PS sai da votação com 465 (11 por cento), o BE com 273 (6,49 por cento), o CDS com 134 (3,19 por cento) e a CDU com 128 (3 por cento). 

As eleições intercalares de Esmoriz surgem num momento muito conturbado e em que Rosário Relva foi acusada de cometer diversas irregularidades pelos próprios colegas de partido e de equipa. A Concelhia do PS viria a retirar-lhe a confiança política e os eleitos do PSD e do PS na Assembleia de Freguesia pediram a renúncia de mandato, o que viria a provocar a dissolução do órgão autárquico que assim deixou de poder reunir e deliberar por falta de quórum. O Governo teve então de marcar novas eleições.

Durante a campanha, o PSD prometeu a realização de uma auditoria à Junta de Freguesia de forma a clarificar a actividade do executivo PS. A reavaliação dos protocolos assumidos com as colectividades, a criação de comissões de moradores, a melhoraria e o reforço dos sistemas de lixo da cidade e a promoção da arte xávega são também alguns dos compromissos anunciados pelo PSD.

Sugerir correcção
Comentar