Os irmãos Bouroullec escolhem ser mentores de Miguel Vieira Baptista

Ronan e Erwan Bouroullec recebem prémio de designers do ano da revista Architektur & Wohnen , que lhes permite atribuir, por seu turno, o Audi Mentor Prize by A&W - a escolha recaiu no português Miguel Vieira Baptista.

Um dos trabalhos do designer, "47Kg”, uma mesa de apoio em betão armado apresentada na exposição “Drawer” na galeria Appleton Square em 2010
Fotogaleria
Um dos trabalhos do designer, "47Kg”, uma mesa de apoio em betão armado apresentada na exposição “Drawer” na galeria Appleton Square em 2010 DR
“Ferramentas” é um protótipo de 2008 de uma mesa de apoio em contraplacado de bétula
Fotogaleria
“Ferramentas” é um protótipo de 2008 de uma mesa de apoio em contraplacado de bétula DR

O designer português Miguel Vieira Baptista recebe este domingo, o prémio Audi Mentor Prize by A&W na Feira de Mobiliário de Colónia, na Alemanha, depois de ter sido escolhido pelos designers convidados do evento deste ano, os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec. Além do prémio, que carrega também o nome da revista especializada Architektur & Wohnen - A&W, a presença do designer português será assinalada com uma exposição de alguns dos seus trabalhos.

Ao PÚBLICO, o designer português confessou que a escolha para este prémio foi “inesperada”, mas valoriza a sua atribuição sobretudo por provir dos seus “pares”. A Feira de Colónia é uma das mais importantes do mundo ao nível do design de equipamento e mobiliário e todos os anos elege um designer convidado, que premeia com o A&W Designer of the Year, bem como com um espaço expositivo especial no evento e com a possibilidade de escolher a quem atribuirá o prémio de mentorship. Os irmãos franceses Bouroullec sucedem assim a outros grandes nomes do design de produto, como o histórico Achille Castiglioni, o conhecido Philippe Starck ou a colorida Patricia Urquiola.

A sua exposição retrospectiva, bem como a do trabalho do português Miguel Vieira Baptista, o designer emergente considerado promissor pelos Bouroullec, terá lugar no Kölnischer Kunstverein e os prémios serão entregues aos três designers este domingo, dia de arranque da feira que decorre até 20 de Janeiro na cidade alemã.

Miguel Vieira Baptista é designer e professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e já trabalhou com instituições e eventos como a bienal portuguesa Experimentadesign e em inúmeras edições da ModaLisboa, realizando em paralelo exposições em nome próprio ou como curador. Da sua lista de colaborações de edições limitadas com marcas e espaços de relevo do design português e mundial fazem parte a Kvadrat, a Loja da Atalaia ou a Authentics.
 

Sugerir correcção
Comentar