Duas cartas e uma nota, solta

Ana Luísa Amaral é a 11.ª de 13 pensadores a reflectir no PÚBLICO sobre valores humanos.

Foto
Paulo Pimenta

Perante o risco de os portugueses serem esvaziados da participação política, Ana Luísa Amaral defende que a solidariedade pode ser uma forma de resistir. "E de construir um mundo mais bondoso e compassivo." Porque é também uma forma de "recusa do silêncio". Texto integrado na série especial sobre os valores humanos em 2013.

"Temos o direito de exigir que não se julgue e condene um povo que de culpado só teve a crença na importância do voto, a mais fundamental instância democrática".

A poeta faz parte de um grupo de 13 pensadores, a quem o PÚBLICO desafiou a  antever o ano que ora começa.

A pergunta feita a 13 pensadores: Que será a sociedade portuguesa e europeia em 2013?

Os valores: bem, bondade, lealdade, altruísmo, honestidade, solidariedade, liberdade, verdade, justiça, felicidade, sagrado (Deus), sabedoria, coragem e dignidade.

Os pensadores: Adriano Moreira, Alfredo Bruto da Costa, Ana Luisa Amaral, António Pinho Vargas, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Helena Marujo, Isabel Allegro de Magalhães, João Magueijo, Manuel Maria Carrilho, Miguel Real, Teresa Pizarro Beleza e Yvette Centeno. Os textos são publicados em 13 dias seguidos.

Isabel Allegro de Magalhães escreve segunda-feira.

Leia mais no PÚBLICO deste sábado e na edição online exclusiva para assinantes. (Esta série tem o apoio de Millenium bcp)

Sugerir correcção
Comentar