“Indignados” duvidam que criação de partido avance como aconteceu em Espanha

Activista do "Geração à Rasca" entende que um partido representa "não permite a representação que os indignados têm conseguido ao longo dos últimos meses de acção"

Foto
A possibilidade de se formar um partido nunca foi levantada em Portugal, disse activista Miguel Manso

Uma representante do movimento "Geração à Rasca" admitiu que a questão da criação de um partido que englobe os diferentes grupos de "indignados" portugueses possa ser discutida, embora não acredite que se avance nesse sentido.

Inês Gregório falava à Lusa a propósito da decisão de activistas do 15-M, movimento de contestação que nasceu em Madrid em 2011, lançarem o Partido X - Partido do Futuro para "desalojarem os políticos do espaço eleitoral".

"Essa posição nunca foi tomada, foi sempre dito que o movimento partidário 'per si' nunca nos identificaria, porque há toda uma questão unitária que o partido fecha", disse. A activista do "Geração à Rasca" entende que um partido representa "toda uma estrutura que não permite a representação que os indignados têm conseguido ao longo dos últimos meses de acção".

Foto
Manifestação dos indignados no dia 15 de Outubro de 2011 Pedro Cunha

"A possibilidade de se formar um partido nunca foi levantada, ou melhor, foi levantada no início e imediatamente se percebeu que nunca poderia ser esse o nosso 'modus operandi'. Admito que agora haja uma nova discussão sobre essa questão, mas essa opção de criar um partido chegou mesmo a ser repudiada", frisou.

Inês Gregório disse ainda que "dentro dos diferentes movimentos dos indignados há pessoas que estão, de facto, já ligadas a partidos que nada têm a ver com a luta que se tenta levar a cabo nos indignados". "Esta questão de corroer o sistema fazendo parte do sistema levanta-me demasiadas dúvidas, portanto, formar um movimento uno em volta de um partido é complicado", frisou.

O Partido X - Partido do Futuro é o partido que alguns activistas do movimento de contestação que nasceu com o acampamento das Portas do Sol de Madrid, em Maio de 2011, quiseram fazer, aliados a movimentos que defendem uma Internet mais livre, e pode ser conhecido no site partidodelfuturo.net.

Sugerir correcção
Comentar