Onda de calor altera mapas meteorológicos na Austrália

Previsão de temperaturas acima de 50 graus Celsius obrigam à adopção de mais duas cores para descrever até onde os termómetros podem chegar.

Serviços de protecção civil lançaram alertas de fogos "catastróficos"
Fotogaleria
Serviços de protecção civil lançaram alertas de fogos "catastróficos" AFP
Fotogaleria
Fogos destruíram casas e obrigaram à evacuação de localidades Reuters
Fotogaleria
Calor de praia, calor de fogos Reuters
Fotogaleria
Fogos na Austrália, vistos a partir da Estação Espacial Internacional NASA/Reuters
Fotogaleria
Alívio para uma anta no zoo de Sydney Manan Watsyayana/AFP
Fotogaleria
Galina Voskoboeva, do Casaquistão, sucumbe ao calor em torneio em Sydney Daniel Munoz/Reuters

Até há dois dias, a cor preta representava o máximo de calor que se imaginava possível sentir na Austrália – 50 graus Celsius. Agora, a agência meteorológica australiana foi obrigada a adicionar duas novas cores – rosa (54 graus) e roxo-escuro (52 graus) – devido à ardente onda de calor que está a varrer o Sul do país e que promete manter-se por mais alguns dias.

As temperaturas máximas têm estado acima dos 39 graus Celsius há uma semana – um novo recorde que supera o de quatro dias consecutivos acima daquele nível, em 1973. Na segunda-feira, os termómetros chegaram a 48,2 graus na cidade de Oodnatta – que detém o recorde histórico de 50,7 graus, no Verão de 1960.

Na terça-feira, o Departamento de Meteorologia da Austrália previa que, nos próximos dias, a temperatura pudesse ultrapassar os 50 graus. “Para melhor entender as temperaturas que poderemos ter, adicionámos duas novas cores”, disse Aaron Coutts-Smith, dos serviços climáticos da agência meteorológica, citado pela agência Reuters.

Nesta quarta-feira, as previsões foram revistas ligeiramente em baixa e, na zona onde antes se anteviam novos recordes, as máximas estarão entre 46 e 48 graus.
Previsões de terça-feira passada para a próxima segunda
O calor, que nos últimos dias afectou sobretudo a região Sudoeste da Austrália, deverá mover-se mais para o Centro do país nos próximos dias, mantendo-se pelo menos até segunda-feira.

A histórica onda de calor já provocou mais de uma centena de incêndios, obrigando à evacuação de localidades e propriedades rurais. Pelo menos 40 estavam fora de controlo na terça-feira e em vários pontos do país foram lançados alertas de fogos “catastróficos”, o mais elevado na escala dos serviços de protecção civil.

Além do calor, a Austrália está também sob um alerta de tempestades, devido ao ciclone tropical Narelle, que está a mover-se ao largo da costa Noroeste do país. O ciclone deverá aproximar-se da costa na sexta-feira, trazendo chuvas e ventos de até 100 quilómetros por hora.
 
 

Sugerir correcção
Comentar