Temperaturas vão descer a partir de sábado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex-Instituto de Meteorologia) prevê uma chegada de massa de ar frio, com os termómetros a registar temperaturas mínimas abaixo do que é normal para a época.

Temperaturas vão baixar a partir de sábado
Foto
Temperaturas vão baixar a partir de sábado Nuno Ferreira Santos

Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado, devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal continental.

“Neste momento, existe uma tendência para que, a partir de dia 12 [sábado], se estabeleça um anticiclone no Atlântico, ao largo das ilhas britânicas, que vai originar um fluxo de nordeste, que transportará uma massa de ar frio em direcção a Portugal continental e também à Madeira, mas mais na direcção de Portugal continental, com as temperaturas a registar valores que poderão situar-se entre 4 a 6 graus abaixo da média para esta época do ano”, disse Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o meteorologista, nesta época do ano é normal que a média das temperaturas mínimas seja de zero graus no interior Norte e Centro, de 4 graus no Litoral Norte, de 7 no Litoral Centro, entre 8 e 9 graus na Região Sul e entre 4 e 5 graus no Interior Sul.

“Neste momento, o que há realmente é uma tendência para que as temperaturas diminuam 4 a 6 graus, mas só quando nos aproximarmos mais do dia 12 é que teremos mais certezas”, disse.

Esta descida da temperatura pode dar origem a uma vaga de frio. “Nós [IPMA] utilizamos a expressão ‘onda de frio’ quando as temperaturas registam valores abaixo dos valores da média para a época durante mais de cinco dias seguidos”, explicou o meteorologista. Para já, o que sabemos é que a partir de dia 12 as temperaturas deverão estar abaixo da média para a época. Pode de facto dar origem a uma onda de frio, mas ainda não podemos classificar como tal”, explicou.