"Sei que é um risco, mas achei que devia assumir as responsabilidades"

Foi "o momento que o Sporting vive" que levou Jesualdo Ferreira a aceitar o cargo de treinador.

Foto
Jesualdo Ferreira vai voltar a sentar-se no banco de suplentes como treinador Nacho Doce/Reuters

Jesualdo Ferreira explicou nesta terça-feira os motivos que o levaram a aceitar o cargo de treinador do Sporting. Recusou a ideia de ter assaltado o lugar, reafirmou o objectivo do clube de lutar por uma classificação europeia e alertou a oposição a Godinho Lopes das consequências gravosas que as suas atitudes podem vir a ter para o clube.

O novo treinador do Sporting assumiu que chega ao clube para "ajudar numa missão que não é fácil". Jesualdo Ferreira explicou que a decisão de despedir Franky Vercauteren foi tomada por Godinho Lopes porque "as coisas não estavam a correr bem" e a seguir fez questão de sublinhar que a sua passagem a treinador da equipa de futebol não foi um assalto.

"Quando disse que vinha para o Sporting como treinador, as pessoas acharam que estava à espera de assaltar o lugar. Nunca aceitaria uma posição em que estivesse à espera de assaltar o lugar", insistiu.

Jesualdo Ferreira mostrou-se ainda consciente das dificuldades que vai enfrentar, mas confessou que não poderia virar as costas ao desafio que Godinho Lopes lhe propôs. "Sei exactamente que é um risco, mas, face ao momento que o Sporting vive actualmente, devia assumir as responsabilidades", afirmou.

Falar ao ego dos jogadores

O mais recente técnico dos sportinguistas explicou um pouco a forma como pretende fazer a equipa mudar a forma de estar em campo. Apelar ao brio dos jogadores é o caminho: "[Os jogadores] Necessitam de uma injecção de confiança. O nosso trabalho não é mais do que reunir os jogadores que temos e levá-los a entender o que é jogar num clube grande. Que entendam o que significa para o Sporting estar com 12 pontos e um acima da linha de água. Vamos falar ao ego dos jogadores. Todos eles estão a perder muito. São internacionais, alguns têm uma ligação prolongada com o clube..."

Até ao final da época, a meta da formação "leonina" é chegar a um lugar que lhe dê acesso à provas da UEFA. "O objectivo é o apuramento europeu. Temos que pôr objectivos. Com 17 jogos para jogar, o nosso objectivo é chegar ao espaço das competições europeias", assumiu Jesualdo, que se mostrou muito satisfeito com o ingresso de Miguel Lopes, jogador que chega ao Sporting após a cedência de Marat Izmailov ao FC Porto: "Quando cheguei ao Sporting, o negócio já estava em andamento, mas acho bom que esse tipo de negócios aconteça. Estou muito contente por o Miguel Lopes vir porque é um jogador que conheço e que pode ajudar o Sporting. O Izmailov esteve no Sporting cinco épocas e meia e o seu rendimento do Sporting não foi uniforme", analisou.

Sobre outros jogadores, Jesualdo Ferreira confirmou que os "leões" estão a tentar negociar a saída de Elias, mas negou a contratação do guarda-redes Ventura, jogador do FC Porto: "Ventura não é jogador do Sporting, pois não?", questionou de forma retórica.

Apostar na equipa B

Confirmando a continuidade de Oceano na equipa técnica, Jesualdo Ferreira mostrou que o futuro, pelo menos o imediato, passa pelo aproveitamento dos jogadores que actuam na equipa B "leonina". "Estamos atentos a tudo o que são as preocupações financeiras do Sporting. A equipa B do Sporting é considerada um patamar muito importante do seu futebol profissional. Pretendemos que o plantel do Sporting não se alargue de forma a que o espaço dos que estão em formação seja aberto. Queremos um plantel mais reduzido e que a qualidade seja superior. Não temos mais provas a não ser o campeonato. Por isso, tem que haver uma política diferente para ajustar a uma nova realidade", declarou.

Indirecta para críticos de Godinho Lopes

Quanto à hipótese de Godinho Lopes vir a perder a presidência do Sporting, na sequência de umas novas eleições (processo que muitos sportinguistas defendem), Jesualdo Ferreira preferiu deixar no ar um aviso à navegação. "Com este clima de guerra é difícil construir alguma coisa positiva. Não é essa a via se realmente gostam do Sporting. Vou pôr-me à parte disso e vou fazer apenas o meu trabalho, mas qualquer atitude irreflectida pode causar danos irreparáveis. Não estou a dar recado nenhum, mas pode haver danos irreparáveis se algumas coisas não forem corrigidas", alertou. E deixou mesmo um vaticínio: "Se isso [a saída de Godinho Lopes] acontecer, é mais uma pedrada no futuro do Sporting".

E Jesualdo ainda fez questão de enaltecer a capacidade de coragem e a capacidade de trabalho de Godinho Lopes, revelando que "esta guerra à volta dele e a tentativa de o colocar em situação negativa só o torna mais forte".

No final, houve ainda tempo para assumir que "o actual plantel do Sporting, face aos recursos do Benfica e FC Porto, não tem nível para discutir o título", para agradecer os elogios de Jorge Jesus (que à tarde disse que Jesualdo Ferreira é o treinador que melhor desempenha o 4x3x3 – "tocaram-me as palavras de Jorge Jesus") e para explicar que irá aproveitar o jogo, frente ao Paços de Ferreira, na quarta-feira, da Taça da Liga, para melhorar o rendimento da equipa, garantindo que os jogadores vão fazer tudo para ganhar.

Sugerir correcção
Comentar