Surpresa! David Bowie regressa no dia em que faz 66 anos

Um novo single, Where are we now?, e um novo álbum em Março, The Next Day. David Bowie está de regresso, quando ninguém esperava. Há dez anos que não lançava material original. Veja o vídeo do single aqui.

Fotogaleria
O cantor num concerto em 2000 REUTERS
Fotogaleria
A foto de promoção do novo single DR

Ninguém estava à espera. É um acontecimento. É uma total surpresa, para mais na idade de ouro da Internet, quando qualquer notícia parece impossível de manter em segredo. Nos últimos anos David Bowie tinha-se remetido à quase invisibilidade, não dando quaisquer sinais de querer regressar ao universo de música. Especulou-se, inclusive, imenso sobre o seu estado de saúde.

Afinal, ei-lo que regressa. Há dez anos que não lançava qualquer álbum novo e desde 2006 que não dava concertos. As aparições públicas também rarearam. Nem sequer compareceu na cerimónia londrina dos Jogos Olímpicos, o ano passado, para onde foi convidado com insistência. Mas hoje, para surpresa geral, no dia em que faz 66 anos, eis que lança um novo single, a antecipar um novo álbum para 11 de Março.  

O disco é produzido pelo cúmplice de sempre, Tony Visconti, e foi gravado em Nova Iorque, diz um comunicado da Columbia, a sua editora. O single, uma balada pop numa linha elegante e clássica, é acompanhado por um vídeo dirigido por Tony Oursler, que evoca os tempos de Berlim de Bowie, quando ali permaneceu (entre 1976 e 1979), tendo gravado uma trilogia de álbuns míticos (Low, Heroes e Lodger)

O single Where are we now?, já está à venda no iTunes, estando também um vídeo da canção disponível no seu site. O álbum de originais número 30 da sua carreira, The Next Day, com 14 faixas, sairá em Março, mas já está disponível para reserva também no iTunes. O seu último álbum, Reality, foi editado em 2003.

Se acrescentarmos a esta notícia que, em Março, o prestigiado Museu Victoria & Albert, lhe dedicará uma exposição, não custa acreditar que 2013 irá ser o ano de David Bowie. A exposição mostrará de que forma a sua influência se faz sentir hoje nos mais diversos domínios (na música, na moda, na cultura visual e nas ideias), através de 300 objectos, entre roupa, fotos ou instrumentos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, não existem planos para entrevistas e para concertos, mas, depois desta surpresa, quem sabe se mais surpresas não estarão reservadas.

the-next-day.jpg

Confira aqui o alinhamento do álbum The Next Day:

The next day
Dirty boys
The stars (are out tonight)
Love is lost
Where are we now?
Valentine's Day
If you can see me
I'd rather be high
Boss of me
Dancing out in space
How does the grass grow
(You will) set the world on fire
You feel so lonely you could die
Heat

Edição de luxo:

So she
I'll take you there
Plan

 

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações