Enquanto a democracia persistir, mesmo que debilitada, haverá espaço para a intervenção humana

Sociólogo Alfredo Bruto da Costa é o sexto de 13 pensadores a reflectir no PÚBLICO sobre os valores humanos.

Foto
Alfredo Bruto da Costa Filipe Casaca

A crise pode ser a oportunidade para um estilo de vida e um modelo económico mais humanos. É o que defende o sociólogo Alfredo Bruto da Costa, o sexto de 13 pensadores a quem o PÚBLICO convidou a antever o que vai ser 2013 a partir de valores éticos, religiosos e políticos.

Para o autor, é um drama que se considere o “assistencialismo como um ideal que enobrece os Governos” e defende que “enquanto a democracia persistir, mesmo que debilitada, haverá sempre espaço para  a intervenção humana”.A pergunta feita a 13 pensadores: Que será a sociedade portuguesa e europeia em 2013?

Os valores: bem, bondade, lealdade, altruísmo, honestidade, solidariedade, liberdade, verdade, justiça, felicidade, sagrado (Deus), sabedoria, coragem e dignidade.

Os pensadores: Adriano Moreira, Alfredo Bruto da Costa, Ana Luisa Amaral, António Pinho Vargas, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Helena Marujo, Isabel Allegro de Magalhães, João Magueijo, Manuel Maria Carrilho, Miguel Real, Teresa Pizarro Beleza e Yvette Centeno. Os textos são publicados em 13 dias seguidos.

Helena Marujo, docente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e coordenadora do mestrado executivo em Psicologia Positiva Aplicada, escreve amanhã.

Ver mais na edição impressa ou na edição digital exclusiva para assinantes (Esta série tem o apoio do Millennium BCP)

 

Sugerir correcção
Comentar