Algums pessoas referiram que bebida era mais doce e aromática quando servida numa chávena laranja littlehonda_350/ Flickr
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Algums pessoas referiram que bebida era mais doce e aromática quando servida numa chávena laranja littlehonda_350/ Flickr

Chocolate quente sabe melhor numa chávena cor-de-laranja

Estudo concluiu que a cor dos recipientes em que são servidos certos alimentos influencia a percepção do sabor de quem os prova

Foi dado a conhecer, na publicação científica "Journal of Sensory Studies" - Revista de Estudos Sensoriais -, um estudo desenvolvido por Betina Piqueras-Fiszman, investigadora da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha, e por Charles Spence, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que concluiu que a cor dos recipientes em que são servidos certos alimentos inlfuencia a percepção de sabor de quem os prova.

Para fazerem este estudo, os investigadores pediram a 57 pessoas que qualificassem o sabor do mesmo chocolate quente servido em quatro chávenas exactamente iguais, mas de cores diferentes. As cores eram: branco, creme, vermelho e cor-de-laranja.

Depois de provarem, todas as "cobaias" afirmaram que o chocolate era mais saboroso nas chávenas laranja e creme, do que nas restantes. Alguns deles, chegaram mesmo a referir que a bebida, naqueles recipientes, era mais doce e aromática.

Betina Piqueras-Fiszman diz que, realmente, com esta experiência, é possível assumir que "a cor do recipiente onde se servem os alimentos e as bebidas pode realçar alguns dos seus atributos, como o sabor e o aroma", mas que "não existe uma regra fixa" para isso acontecer.

Na verdade, ainda no mesmo estudo, são relembrados outros casos que acabaram por concluir a mesma influência da cor na relação sensorial com o cérebro.

O facto de uma mousse de morango ter um sabor mais doce e intenso quando servida num prato branco, em comparação com um preto, ou uma limonada, quando servida num recipiente amarelo, ter o sabor a limão realçado, ou, ainda, os refrigerantes que são servidos em copos com cores frias, como o azul, em vez de cores quentes, como o vermelho, parecerem saciar a sede mais rapidamente, foram alguns dos resultados obtidos.

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