Ronaldo e Mourinho perdem para Messi e Del Bosque

O futebolista argentino foi eleito o melhor jogador do mundo de 2012. Como melhor treinador do ano que agora acabou foi escolhido Del Bosque.

Foto
Messi ficou mesmo com a Bola de Ouro Michael Buholzer/Reuters

Cristiano Ronaldo era um dos três finalistas candidatos a ganhar o prémio de melhor jogador do mundo de 2012, mas a Bola de Ouro foi parar às mãos do argentino Lionel Messi.

O futebolista do Barcelona vence o troféu pela quarta vez consecutiva, tornando-se o primeiro atleta a consegui-lo desde 1956. O júri, formado por um painel de jornalistas especializados, bem como pelos seleccionadores e capitães de equipa das selecções que integram a FIFA, votou de forma massiva em Messi, que recolheu 41,6% dos votos. O argentino impôs-se a Cristiano Ronaldo (23,68%) e Iniesta (10,91%). Messi ganhou em todas as votações: treinadores, capitães e jornalistas (veja a votação total).

Para o prémio de melhor treinador do mundo, foi escolhido Vicente del Bosque. O seleccionador espanhol bateu José Mourinho numa corrida em que também estava o catalão Pep Guardiola. Del Bosque recolheu 34,51% dos votos, batendo Mourinho (20,49%) e Guardiola (12,91%). Consulte os votos.

Cristiano Ronaldo tinha dito antes da gala que, enquanto capitão da selecção portuguesa, não votou no rival Lionel Messi: “Não tive oportunidade de votar. Sofri uma lesão ao serviço da selecção e mandaram-me para casa. Não votei”, disse. Foi Bruno Alves a assumir o protagonismo. O defesa do Zenit São Petersburgo votou em José Mourinho, Alex Ferguson e Roberto di Matteo como melhores treinadores. Os melhores jogadores do ano para Bruno Alves foram: Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao e Robin van Persie.

O seleccionador nacional, Paulo Bento, votou em Cristiano Ronaldo, Radamel Falcao e Lionel Messi. Quanto ao treinador do ano, Bento escolheu: José Mourinho, Jürgen Klopp e Vicente del Bosque.

O português Fernando Santos, seleccionador da Grécia, votou José Mourinho, Vicente del Bosque e Alex Ferguson para melhor treinador do ano. Quanto aos jogadores, Santos escolheu Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Radamel Falcao.

A gala realizada em Zurique, na Suíça, também serviu para entregar os prémios de melhor jogadora e melhor treinadora do ano. As distinguidas foram, respectivamente, Abby Wambach e Pia Sundhage. O golo do ano foi do eslovaco Miroslav Stoch, jogador do Fenerbahçe. Reveja-o aqui.

Foi também anunciada a equipa do ano, constituída inteiramente por futebolistas que alinham no campeonato espanhol: Iker Casillas, Dani Alves, Gerard Piqué, Sergio Ramos, Marcelo, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta, Lionel Messi, Radamel Falcao e Cristiano Ronaldo. Só o colombiano Falcao não representa o Barcelona ou o Real Madrid, que colocam cinco jogadores cada no “onze”.

O prémio fair play foi para a Federação Uzbeque de Futebol e o prémio presidencial foi entregue a Franz Beckenbauer.

Sugerir correcção
Comentar