Concurso para diplomatas aberto até 18 de Janeiro

Ministério dos Negócios Estrangeiros abriu 20 vagas para a categoria de adido de embaixada da carreira diplomática

Foto
Os interessados devem enviar o requerimento de admissão juntamente com a documentação solicitada DR

Cidadãos portugueses com pelo menos uma licenciatura concluída numa universidade portuguesa ou estrangeira devidamente reconhecida. São estes os requisitos fundamentais para a candidatura a uma das 20 vagas abertas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) no concurso externo de ingresso na categoria de adido de embaixada da carreira diplomática, publicado em Diário da República (DR) no dia 20 de Dezembro de 2012. 

Os interessados devem enviar o requerimento de admissão juntamente com a documentação solicitada (bilhete de identidade ou cartão de cidadão, comprovativo de habilitações literárias, fotografia a cores, certificado de registo criminal e certidão comprovativa de situação contributiva regularizada) para o email concursoadidos2012@mne.pt com a indicação “Concurso Externo de Ingresso na Carreira Diplomática” no campo assunto.

O prazo para a apresentação das candidaturas prolonga-se até ao dia 18 de Janeiro.

Além dos requisitos anteriores, os candidatos têm de "ter cumprido os deveres militares ou de serviço cívico", "não estarem inibidos do exercício de funções públicas" e "possuir a robustez física e perfil psíquico indespensáveis ao exercício das funções e ter cumprido as leis de vacinação obrigatória". 

Após a candidatura online é publicada em DR e no site do MNE a “lista provisória dos candidatos admitidos e excluídos”. Nessa altura são também indicados o local, data, horário e demais condições de prestação da primeira prova do concurso.

Os candidatos aprovados para esta fase passam posteriormente por um conjunto de testes como uma prova escrita de cultura geral, de língua portuguesa, de língua inglesa, de conhecimentos, uma entrevista profissional e ainda uma prova oral de conhecimentos.

Sugerir correcção
Comentar