Confiança, confiança, dignidade

PÚBLICO inicia nesta quarta-feira uma série sobre os valores que queremos para 2013. Adriano Moreira é o primeiro de 13 pensadores a apresentar a sua reflexão.

Foto
Adriano Moreira é actualmente presidente da Academia das Ciências de Lisboa e presidente do Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa Carlos Manuel Martins

O globalismo vive uma “realidade nublosa”, com os centros de poder legais superados por outros “sem cobertura legal”, diz Adriano Moreira, em resposta a uma pergunta que o PÚBLICO fez a 13 pensadores a partir de uma janela de valores éticos, políticos e religiosos.

A pergunta: Que será a sociedade portuguesa e europeia em 2013?

Os valores: bem, bondade, lealdade, altruísmo, honestidade, solidariedade, liberdade, verdade, justiça, felicidade, sagrado (Deus), sabedoria, coragem e dignidade.

Adriano Moreira foi o primeiro a responder. Seguem-se Alfredo Bruto da Costa, Ana Luísa Amaral, António Pinho Vargas, Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, Helena Marujo, Isabel Allegro de Magalhães, João Magueijo, Manuel Maria Carrilho, Miguel Real, Teresa Pizarro Beleza e Yvette Centeno. Os textos são publicados em 13 dias seguidos.

O escritor Gonçalo M. Tavares responde amanhã.

Ver mais na edição impressa ou na edição digital exclusiva para assinantes (Esta série tem o apoio do Millennium BCP)

 
 
 
 

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar