Portugal insiste na resolução da questão agrícola

Foto
Durão Barroso quer ver reconhecida a especificidade da agricultura nacional Mladen Antonov/AFP

Portugal vai insistir hoje, na cimeira de Copenhaga, que os parceiros europeus deverão reconhecer a necessidade de um aumento nos apoios à agricultura nacional.

Segundo fontes portuguesas, o primeiro-ministro, Durão Barroso, irá voltar a levantar a questão na cimeira de Copenhaga se a presidência dinamarquesa não inscrever no projecto de conclusões as preocupações de Lisboa.

Os chefes de Estado e de Governo dos Quinze iniciaram ontem a cimeira de Copenhaga com um jantar em que, entre outras questões, o primeiro-ministro português falou na necessidade de os parceiros comunitários reconhecerem a especificidade da agricultura nacional.

As mesmas fontes sublinharam que a posição portuguesa recebeu a compreensão de Espanha, Bélgica e Luxemburgo mas que a Itália aproveitou a boleia de Lisboa para avançar com uma proposta de aumento da sua quota de leite em 750 mil toneladas.

A atitude italiana veio limitar a margem de manobra portuguesa pois as alterações pedidas pelos dois países em conjunto nunca serão aceites pelos que mais contribuem para os cofres comunitários, como a Alemanha e a França.

Os chefes de Estado e Governo dos Quinze deverão fechar hoje as negociações de adesão à UE da Polónia, Hungria, República Checa, Estónia, Letónia, Lituânia, Eslováquia, Eslovénia, Chipre e Malta.

Entretanto, os líderes europeus já chegaram a acordo para realizar uma avaliação em finais de 2004 sobre se a Turquia cumpre os critérios políticos e económicos para aderir à UE e iniciar as negociações de adesão em seguida se esse resultado for positivo.

Sugerir correcção
Comentar