PSI20 encerra última sessão do ano praticamente inalterado

Galp contrariou fortes quedas da Mota-Engil e Galp. No plano europeu, o último dia do ano não teve tendência definida.

Foto
Depois de várias aquisições, Mota-Engil está a reequacionar as áreas de aposta. Dário Cruz

O principal índice de Lisboa encerrou a sessão desta segunda-feira a perder uns ténues 0,08%, para os 5655,15 pontos. Os ganhos da Galp Energia impediram uma queda mais acentuada do PSI20, contrariando as pesadas quedas da Mota-Engil e Banif.

Das 20 empresas cotadas no índice, 14 desvalorizaram, três mantiveram-se inalteradas e outras três ganharam valor. A Mota-Engil foi a cotada mais penalizada na última sessão do ano, desvalorizando 4,45%.

No campo da banca, o Banif marcou outra das principais quedas, desvalorizando 3,31%. A sessão desta segunda-feira do PSI20 encerrou antecipadamente, às 13h. A prestação do Banif não ficou marcada, portanto, pela publicação do pacote de 1100 milhões de euros da recapitalização do banco pelo Estado, anunciado depois do fecho da bolsa de Lisboa. 

BPI e BES acabaram a última sessão de 2012 também a perder, com quebras de 2,08% e 0,67%, respectivamente.<_o3a_p>

O fracassado acordo de domingo no Senado norte-americano para evitar o precipício fiscal nos EUA penalizou os mercados europeus no início da sessão desta segunda-feira. No entanto, as principais bolsas europeias acabaram por recuperar ao longo do dia, sem que o fim da sessão de dia 31 de Dezembro mostrasse uma tendência definida.

O índice Euronext100, que engloba as principais empresas dos índices europeus, encerrou a valorizar 0,43%. O principal índice italiano, o FTMIB, e o DAX30, de Frankfurt, acompanharam Lisboa no vermelho. Ao FTMIB coube a maior queda, havendo encerrado o dia nos 0,82% negativos. Já o alemão DAX30 perdeu 0,57%. 

No terreno positivo estiveram o CAC40, de Paris, a ganhar 0,58%, e o IBEX35, de Madrid, que valorizou 0,45%.<_o3a_p>
 

Sugerir correcção
Comentar