StartMeUp dá 12.500 dólares por uma ideia de negócio

Inscrições para concurso do StartMeUp terminam no dia 15 de Março. Edição deste ano conta com a participação de especialistas americanos

Foto

Uma viagem aos Estados Unidos da América com 12.500 dólares (cerca de 9455 euros) no bolso. Este será o prémio atribuído, no dia 15 de Junho de 2013, às duas melhores ideias apresentadas no concurso promovido pela terceira edição do StartMeUp.

  

“Nesta edição, contaremos com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal. Apesar de estar já na terceira edição, o novo formato está a ser implementado pela primeira vez: os concorrentes não lutam apenas pelo prémio final, mas também pelo acesso ao 'bootcamp' e ao 'mentorship' com o investidor que virá dos Estados Unidos para treinar as equipas”, explicou Joana Mendonça, vice-presidente da NOVA Entrepreneurship Society.

Foto
Joana Mendonça, Vice-Presidente da NOVA Entrepreneurship Society.

Esta "competição aberta" não é apenas um espaço para "fomentar a inovação e fortalecer os laços entre EUA e Portugal", acredita o embaixador dos EUA em Portugal, Allan Katz: "Também esperamos que novas empresas sejam geradas através do programa StartMeUp e mostrem que uma ideia, não importa o quão pequena, pode levar ao sucesso se estiver aliada à visão, motivação e determinação."

Foto
A etapa Start abrange cinco videoconferências mensais com especialistas americanos.

O objectivo do concurso da StartMeUp, patrocinada pela Embaixada dos Estados Unidos em Portugal e promovido pela Nova Entrepreneurship Society, é "criar uma competição com um programa de formação que capacite ou forneça ferramentas extra aos empreendedores para que estes possam crescer enquanto equipa e evoluírem o próprio projecto”, contou ao P3 Joana Mendonça. Além disso, acrescenta, pretende “incutir na comunidade uma cultura de empreendedorismo".

O “StartMeUp” é dividido em três etapas: “Learn” (Aprender), “Start” (Começar) e “Accelerate” (Acelerar). 

A primeira etapa consiste em cinco programas mensais, em videoconferência, com cerca de uma hora de duração, onde vão ser protagonistas especialistas americanos especializados na área do empreendedorismo e inovação. As próximas actividades realizam-se nos dias 27 de Março, 24 de Abril e 29 de Maio, no Técnico de LisboaUniversidade Católica e na Start Up Lisboa, respectivamente.

Na fase “Start”, como o nome indica, os formandos começam a pensar e a implementar ideias empreendedoras, com base no que aprenderam na primeira fase do evento. A última etapa, “Accelerate”, dedica-se ao concurso dos projectos que foram concebidos pelos jovens empreendedores e das “startups” de várias universidades.

As inscrições terminam no dia 15 de Março, e os nomes das 25 equipas semi-finalistas serão divulgados a 1 de Maio. De 20 a 24 de Maio estas 25 equipas terão acesso a um "bootcamp" obrigatório e a selecção das 15 equipas finalistas é feita durante um "pitch", momento em que cada candidato deve apresentar de forma sucinta e convincente o seu negócio. 

A vice-presidente da NOVA Entrepreneurship Society acredita que "o empreendedorismo jovem está a aumentar" e não vê a crise como uma desculpa para ficar parado: "As dificuldades económicas também são um motor forte para o empreendedorismo. Existem centenas de empresas de sucesso que surgiram em cenários de crise.”

Além do concurso, a StartMeUp concentra formações, worskshops e “networking”, sempre com base no empreendedorismo.

Sugerir correcção
Comentar