Opiniões dividem-se sobre a extinção da REN

Para os ambientalistas, o fim da Reserva Ecológica Nacional ameaça o ordenamento do território em Portugal. Mas há quem discorde.

Sidónio Pardal é um crítico da REN desde o seu início
Fotogaleria
Sidónio Pardal é um crítico da REN desde o seu início Manuel Roberto
Ribeiro Telles, que criou a REN, não se conforma com a sua extinção
Fotogaleria
Ribeiro Telles, que criou a REN, não se conforma com a sua extinção Pedro Valdez

O fim do quadro legal da Reserva Ecológica Nacional (REN) foi adiado, mas arquitectos urbanistas e ambientalistas reconhecem que o modelo permitiu salvaguardar muitos espaços naturais, embora as regras de ordenamento tenham sido subordinadas a interesses particulares.

 

Sidónio Pardal, urbanista, arquitecto paisagista e engenheiro agrónomo considera que a REN “é um exemplo da instrumentalização imprópria da lei e do direito por interesses que se ocultam atrás de ‘causas ambientais’ e de correntes ideológicas formadas a partir da década de 1970”.

Num tom muito crítico, o especialista notou que a lei assentou em propostas que visavam “seduzir uma opinião pública amante da natureza e desencantada com as propostas dos principais partidos políticos”.

No âmbito da sua aplicação, a REN teve sempre “redundâncias” e “antagonismos”, resumiu o autor do Parque da Cidade do Porto, Parque de Almada e Passeio Marítimo de Oeiras.

Sidónio Pardal acrescentou que a REN é uma “selagem cega”, por ignorar os usos do solo, a estrutura do povoamento, as actividades económicas e o direito da propriedade.

O especialista caracterizou a REN como “instrumento aberrante” que se “sobrepõe e conflitua com outras medidas de controlo administrativo e regimes de protecção e de utilização do território existentes”.

Já o Instituto da Democracia Portuguesa (IDP), que integra o arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, repudiou a “morte” do decreto-lei que criou a Reserva Ecológica Nacional.

Numa posição divulgada por Ribeiro Telles e Mendo Henriques, presidente do IDP, a decisão do Governo vai acabar com um dos “obstáculos mais incómodos para empreendimentos de especulação urbanística e para a indústria da celulose”, os sectores que “exigiram a morte da REN”.

Decorre um “aniquilamento” da Reserva Ecológica e vão surgir “decretos avulso e de locais de salvaguarda de subsistemas desarticulados ou seja, áreas de simples interdição”, ou seja de “manobras que fomentarão ainda mais o desordenamento territorial e o abandono de visão de conjunto dos sistemas biofísicos da respectiva sustentação”.

Em Novembro, as organizações não-governamentais do ambiente tinham já manifestado preocupação com a denominada desregulação do ordenamento.

A Quercus, a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), o GEOTA e o FAPAS anunciaram ter abandonado "em protesto" o seu assento na Comissão Nacional da REN em representação da CPADA – Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente – quando surgiram as primeiras informações sobre o fim da REN.

Assunção Cristas disse, em declarações ao Expresso, que "a REN por si irá desaparecer. O que resta de relevante da REN ficará na Lei Quadro da Água ou na Lei de Bases de Ordenamento do Território, Solos e Urbanismo, que, em breve, seguirá para o Parlamento".

A 13 de Dezembro, em audição parlamentar, Assunção Cristas, indicou alguns atrasos na preparação dos diplomas legais e que estavam a decorrer avaliações das sobreposições legais que existem.

A governante explicou que os legisladores estão a definir todas as instituições que actuam na área e eliminando as sobreposições da REN com outros diplomas, como é a Lei da Água.

Por outro lado, “há riscos naturais e tecnológicos que não estão previstos em lado nenhum”, dando como exemplo o risco sísmico.

“O que está ser preparado é a eliminação das sobreposições, mantendo a protecção de base”, resumiu a ministra, referindo a simplificação legislativa, do papel das entidades e a nível dos pareceres.

A REN estipula regras para a instalação de determinadas actividades em áreas mais sensíveis, por exemplo, por albergarem espécies prioritárias, em zonas ecologicamente sensíveis, como aquelas de leito de cheia ou de declive acentuado.

 

 

Sugerir correcção
Comentar