Nadine Gordimer lê conto de José Saramago no The Guardian online

O The Guardian pediu a uma série de escritores que escolhessem o seu conto preferido e o lessem para o podcast deste jornal britânico. A escritora sul-africana escolheu O Centauro de José Saramago e explicou porquê.

Foto
Nadine Gordimer AFP PHOTO / TIZIANA FABI

“Eu sou a Nadine Gordimer e vou ler uma história do great [fantástico] José Saramago. O título é The Centaur.” É com esta pequena explicação que a Prémio Nobel da Literatura 1991 começa a leitura do conto O Centauro, incluída no livro Objecto Quase (1978) do escritor português, Prémio Nobel da Literatura 1998.

São quase 40 minutos de uma fábula que “é uma história única”, segundo a autora que nasceu em Joanesburgo em 1923 e que no final da sua leitura é entrevistada por Lisa Allardice, editora do Guardian Review. Nessa conversa Nadine Gordimer explica as razões da sua escolha. Esta gravação pertence a uma série de contos escolhidos por grandes escritores que o jornal britânico The Guardian tem estado a publicar na sua secção online Guardian podcast, desde o dia 21 de Dezembro.

A história de Saramago pela voz de Gordimer está disponível desde esta quarta-feira e fala, nas palavras da escritora sul-africana, de “uma criatura imaginária, algo que é maior e melhor e diferente de um homem". Este é "o sonho de uma criatura que é metade cavalo, metade homem, com a força física de um cavalo e a complexidade mental de um homem”. Para a autora de Um mundo de estranhos : “há tanto nesta pequena história como em 20 romances ou em 20 poemas”.

Esta série de contos que o The Guardian tem estado a publicar nas semanas de Natal e Ano Novo começou com a leitura, por Zadie Smith, de Umberto Buti de Giuseppe Pontiggia. Seguiram-se Richard Ford a ler The Student's Wife, de Raymond Carver, Ruth Rendell com a leitura de Canon Alberic's Scrapbook de M.R.James e, terça-feira, dia de Natal, Simon Callow com A Árvore de Natal, um conto de Charles Dickens.

Num comunicado, a Fundação Saramago lembra que Nadine Gordimer e José Saramago foram amigos e que ambos estiveram presentes, em 2001, no centenário do Prémio Nobel, em Estocolmo. José Saramago também participou num livro organizado por Gordimer a favor da luta contra a sida na África do Sul e no mundo.

Nos próximos dias, no podcast do The Guardian serão divulgadas as leituras de Chimamanda Ngozi Adichie (No Sweetness Here, de Ama Ata Aidoo), a 27 de Dezembro; de Hanif Kureishi (A Hunger Artist de Franz Kafka), a 28 Dezembro; da escritora AS Byatt (At Hiruharama de Penelope Fitzgerald), a 29 de Dezembro; de Yiyun Li (Three People de William Trevor) a 30 de Dezembro; e de Jon McGregor (Notes from the House Spirits de Lucy Wood) na noite de 31 de Dezembro.

Nos primeiros dias de 2013 será a vez de ouvirmos a voz de Anita Desai (The Postmaster, de Rabindranath Tagore) a 1 de Janeiro; de Sebastian Barry (Eveline de James Joyce), a 2 de Janeiro, de Nathan Englander (The Story of My Dovecote de Isaac Babel) a 3 de Janeiro. A série termina com Will Self (On Exactitude in Science de Jorge Luis Borges) a 4 de Janeiro.  

 

Sugerir correcção
Comentar