Benfica e FC Porto entre as seis equipas europeias invictas

Para além dos clubes portugueses, também o técnico Leonardo Jardim, do Olympiacos integra o lote.

Foto
Benfica e FC Porto estão bem lançados no campeonato Nuno Ferreira Santos

O Benfica e o FC Porto são duas das seis equipas europeias que fecham 2012 invictas nos respectivos campeonatos, juntamente com FC Barcelona (Espanha), Olympiacos (Grécia), Anorthosis (Chipre) e Skënderbeu Korçë (Albânia).

A formação “encarnada” lidera a Liga portuguesa, com 32 pontos, mercê de 10 vitórias e dois empates, em 12 encontros, enquanto os bicampeões nacionais, que têm um jogo a menos, ostentam nove triunfos e dois “nulos”, para um total de 29 pontos.

Os dois conjuntos lusos são, ainda assim, os que menos jornadas disputaram entre o sexteto de invictos, liderado pelo FC Barcelona, com o impressionante registo de 16 vitórias e um empate, algo nunca vista na história da Liga espanhola.

Em 17 jornadas, os catalães apenas falharam na recepção ao Real Madrid (2-2) - Montoya ainda atirou ao “ferro” com o jogo a acabar -, pelo que somam 49 pontos, em 51 possíveis.

O Barça nem tem estado muito bem defensivamente (19 golos sofridos), mas já leva 57 golos marcados, 26 dos quais da autoria do argentino Lionel Messi, que acabou 2012 com 91 golos, um novo recorde mundial (o alemão Gerd Müller apontara 85, em 1972).

A duas rondas do final da primeira volta, a equipa catalã já garantiu o título de campeã de Inverno, pois soma mais nove pontos do que o Atlético de Madrid, segundo, e já mais 16 em relação ao campeão Real Madrid, de José Mourinho e Cristiano Ronaldo.

Nos campeonatos do “top 10” do ranking da UEFA, mais nenhuma equipa permanece invicta, após os últimos jogos em 2012, mas, logo a seguir, no 11.º posto, está a Grécia, país em que o Olympiacos ainda não perdeu, sob o comando do português Leonardo Jardim.

Em 15 jornadas, os bicampeões em título e vencedores de 14 das últimas 16 edições do campeonato grego somam 12 vitórias e três empates, para um total de 39 pontos, mais oito do que o segundo classificado, o PAOK Salónica.

Ainda invicto, está o Anorthosis, que somou domingo o 13.º triunfo - mais dois empates -, em 15 rondas e contabiliza 41 pontos, liderando o campeonato cipriota com mais quatro do que o APOEL.

A outra formação sem derrotas é o “desconhecido” Skënderbeu Korçë, que, após 13 jornadas do campeonato albanês -- em pausa até Fevereiro -, conta 10 vitórias e três empates. Totaliza 33 pontos, contra 23 do Teuta Durrës, segundo colocado.

Sugerir correcção
Comentar