Bento XVI inaugurou no Vaticano presépio... com burro e vaca

Papa deu continuidade às tradições no Vaticano, onde nesta segunda-feira oficiará a Missa do Galo.

O Papa Bento XVI acendeu nesta segunda-feira a vela da paz, que colocou na janela dos seus aposentos, na praça de São Pedro, no Vaticano.

A vela da paz é uma tradição polaca que o Papa João Paulo II introduziu no Vaticano, e a que o actual pontífice dá continuidade. Bento XVI não proferiu quaisquer palavras enquanto acendia a vela, com a qual fez o sinal da cruz, tendo apenas rezado alguns segundos.

Bento XVI inaugurou também, como tradicionalmente, o presépio, que conta com as habituais representações do burro e da vaca. Um detalhe que acaba por contrastar com o que o chefe da Igreja Católica afirmou no livro sobre a vida de jesus, lançado em Novembro, e no qual reafirma a virgindade de Maria, acrescentando que não havia nem burro nem vaca no presépio de Belém.

A vela da paz e o presépio são os dois rituais com os quais se dá início às celebrações natalícias no Vaticano. Pelas 22h locais (21h em Portugal continental), Bento XVI celebrará a Missa do Galo, na basílica de São Pedro.

Este é o quarto ano em que a Missa do Galo é celebrada antes da meia-noite, para que Bento XVI, de 86 anos, não se fatigue, já que terça-feira de manhã oficiará os rituais de Natal, nomeadamente a benção Urbi et Orbi