Pportodosmuseus premiada como a melhor comunicação “online” de 2012

A plataforma Pportodosmuseus tem quase 8 mil seguidores no Facebook. Só em 2012 registou cerca de 900 mil visualizações

Pela primeira vez a plataforma de informação cultural “online” Pportodosmuseus foi galardoada pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o prémio de “Melhor Comunicação ‘online'” de 2012. Só este ano, a plataforma registou cerca de 900 mil visualizações.

Centrada na divulgação de informação relativa ao Património Cultural e às Indústrias Criativas dentro e fora de Portugal, Mário Brito, consultor da empresa, destaca que “o pportodosmuseus tem vindo a aumentar a sua visibilidade”. O sucesso talvez se deva à “regularidade e continuidade dos conteúdos”, acredita.

Com mais de 19 mil notícias em histórico, o Pportososmuseus publica diariamente cerca de 25 notícias que são acompanhadas por quase oito mil seguidores no Facebook. Além disso, “50% da informação que o site edita é fornecida directamente por produtores de informação”, nomeadamente museus, arqueólogos e arquitectos.

Durante 2012, a plataforma esteve envolvida em diversas iniciativas culturais, nomeadamente no seminário Rotas e itinerários culturais: dos conteúdos ao negócio e na organização do programa nacional do dia dos museus. Mário Brito sublinha que, nos tempos actuais, “é importante que a cultura seja vista como uma janela para a criação de novas oportunidades”.

Criado em 2009, o Pportososmuseus está integrado desde Outubro de 2011 no Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC na Universidade do Porto. A plataforma já tinha recebido em 2010 uma Menção Honrosa atribuída pela APOM também na categoria de “Melhor Comunicação ‘online’”.

Sugerir correcção
Comentar