Jovens vão pedalar 1056 km para ajudar animais abandonados

Três amigos vão fazer uma viagem de bicicleta até Santiago de Compostela. Por cada quilómetro percorrido doam um euro a associações de ajuda a animais

São 1056 quilómetros, de Leiria até Santiago de Compostela, a pedalar pelos direitos dos animais. O projecto “Biking For a Paw” consegue dois euros por cada quilómetro percorrido - e metade reverte para a Associação Zoófila de Leiria e para a Their Voice Portugal.

Os três aventureiros - Pedro Santos, Sérgio Catarino e Rui Felício - começaram a delinear o projecto depois de conhecerem o caso de uma égua maltratada e abandonada à morte em Leiria. Decidiram que tinham de fazer alguma coisa que contribuísse para a mudança de mentalidade e atitudes no que aos direitos dos animais diz respeito.

Por isso, durante a jornada vão distribuir informação: “Todos os dias temos conhecimento de casos de abandono e de maus tratos sobre animais e isso é algo que nos deixa extremamente inconformados. Sentimos a necessidade de dar um pouco mais de nós e fazer algo que possa ajudar a sensibilizar as pessoas para o que realmente se passa”, explicou Pedro Santos ao P3.

A viagem, que se vai realizar entre os dias 23 e 30 de Março, tem início em Leiria e passa pelo Porto, Vigo e Léon antes de chegar a Santiago de Compostela. 

“Há cerca de três anos eu e o Sérgio fizemos parte do caminho francês para Santiago de Compostela de bicicleta e percebemos que é um caminho mágico e onde se cruzam pessoas dos mais variados credos e com as mais distintas convicções. Sendo nós amantes de bicicletas e dos animais não foi difícil percebermos que fazia todo o sentido voltarmos a fazer esse percurso, mas desta vez com uma causa às costas”, disse Pedro Santos.

A “Biking For a Paw” quer actuar em quatro campos: a monotorização de Leiria, por parte dos cidadãos interessados, a moderação/coordenação entre as associações de protecção dos animais e a Câmara Municipal, a promoção de debates e acções para sensibilizar os indivíduos e, finalmente, a angariação de rações e outros itens que possam ajudar as associações.

Os três jovens estão também a organizar um evento, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, no dia 2 de Fevereiro de 2013, para explicar a missão do “Biking For a Paw” e ainda divulgar as instituições que vão ser ajudadas, a Associação Zoófila de Leiria e a Their Voice Portugal.

Neste evento haverá também angariação de fundos para a viagem, palestras e um concerto: “Queremos partilhar as nossas preocupações e soluções sobre a problemática dos direitos dos animais, tentando com isso sensibilizar e contribuir para a mudança de algumas mentalidades. Teremos presentes as associações em causa de forma a que o público possa conhecer o trabalho que estão a desenvolver”, revela Pedro Santos.

“Muito pouco se conquistou ao longo dos últimos anos e agora até existe a desculpa da tal crise para abandonar os animais”, lamenta. “Tenho esperança que, seja com este tipo de iniciativas seja com o trabalho realizado diariamente pelos milhares de voluntários distribuídos pelo país, possamos evoluir e consigamos passar a ser uma sociedade mais justa para com os animais e para com nós mesmos.”

Sugerir correcção
Comentar