Rapture: uma publicação feita à moda antiga

Designer Ana Ferreira criou um livro que recupera técnicas manuais de escrita. Uma publicação para amantes de literatura

Numa era em que a tecnologia é a base para fazer quase tudo, a publicação Rapture - The written word issue vem matar as saudades de todos os que apreciam as antigas técnicas manuais de escrita. O livro foi um dos seleccionados no concurso Jovens Criadores 2012 e vai estar exposto até 15 de Janeiro de 2013 no Mercado Municipal de Cascais.

A autora do livro Rapture é a designer Ana Ferreira, que contou ao P3 que “os livros demoraram cerca de quatro meses a ser finalizados”. No total criou 20 exemplares todos produzidos à mão e com um "cunho muito pessoal".

A serigrafia, a tipografia de caracteres móveis, o “nylon print” e a gravura em linóleo foram as principais técnicas de impressão utilizadas pela designer que tentou transportar toda a "plasticidade" dessas ferramentas para fazer a composição visual do Rapture.

Sendo um livro feito, essencialmente, para todos os “amantes das técnicas de escrita tradicional e da literatura”, os leitores vão poder encontrar na publicação textos originais escritos por Pedro Ferreira sobre a palavra escrita, citações do escritor Jorge Luis Borges sobre a literatura e uma série de postais que apresentam a interpretação gráfica de Ana Ferreira em relação a sete livros que marcaram a sua vida de forma especial.

Segundo Ana Ferreira, as pessoas querem cada vez mais sujar as mãos na hora de fazer projectos artísticos

Mas o que levou Ana Ferreira a optar pelas antigas técnicas de produção de texto? O projecto surgiu como a "ferramenta ideal” para “exaltar o valor da palavra escrita” e para mostrar a sua “paixão pela literatura". Por isso, esta edição “centra-se no prazer tirado da apreciação da palavra escrita”.

O retorno da impressão tradicional

Apesar das vantagens que a tecnologia digital veio trazer à área do design, Ana Ferreira acredita que “o gosto pelas técnicas mais tradicionais está a voltar". A diferença é que nos tempos actuais estas estão a ser aproveitadas numa "nova perspectiva” do ponto de vista criativo. 

Para já, os exemplares destes livros podem ser adquiridos no site da designer e podem ser vistos no Mercado Municipal de Cascais, em Lisboa, até 15 de Janeiro. Em relação ao futuro, Ana Ferreira não esconde que já sonha com outras edições.

Sugerir correcção
Comentar