PortoCartoon: prémio do público já abriu votações

Até 31 de Dezembro é possível participar na votação online para o prémio do público do PortoCartoon. Vencedor terá uma exposição individual, em 2013, em Portugal

Camarneiro Costa está na lista dos finalistas com e tudo o rico parou! Camarneiro Costa
Fotogaleria
Camarneiro Costa está na lista dos finalistas com e tudo o rico parou! Camarneiro Costa
Augusto Cid
Fotogaleria
Augusto Cid

Qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo, pode votar, até 31 de Dezembro, no cartoon preferido daqueles que fizeram parte da XIV edição do PortoCartoon. Independentemente da escolha feita pelo júri em Abril, que resultou na vitória de Alessandro Gatto, com o seu "La Scalla", agora, é a vez de os internautas decidirem para quem vai o prémio do público.

A escolha, entre os 40 trabalhos que concorreram, é feita na página criada pelo PortoCartoon para o efeito.

O candidato português com maior destaque no concurso, pelo facto de, em Abril, ter recebido uma menção honrosa, é António Santos Santiagu, com um cartoon de Júlio Pomar, inserido no tema geral "Ricos, pobres, indignados". Santiagu conta ainda com um outro trabalho, que na mais recente edição do PortoCartoon foi finalista - "Frida Kahlo".

Foto
Ricos, Pobres, Indignados, do italiano Alessandro Gatto, foi o grande vencedor eleito pelo júri

No entanto, Portugal tem ainda mais quatro candidatos em concurso: Agostinho Santos, com "Portugal dependurado 2012"; Augusto Cid, com "Ricos, pobres e...indignados"; Fernando Camarneiro Costa, com "e tudo o rico parou!"; Fernando Saraiva, com "Enrolaram-nos...".

O vencedor do prémio do público vai ser premiado com uma exposição individual, em 2013, em Portugal. Para quem não quiser votar pela Internet, pode fazê-lo numa urna na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, e no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com boletins apropriados.