“Start-up” de Lisboa cria "app" para Museu dos Coches

Guia & Jogo do Museu Nacional dos Coches é uma aplicação gratuita para iPhone criada pela Exciting Space

Transformar as visitas ao Museu Nacional dos Coches, um dos mais frequentados a nível nacional, numa experiência interactiva é o objectivo da nova aplicação gratuita para iPhone, desenvolvida pela Exciting Space.

Ao não receber a informação do Museu de forma passiva e “enfadonha”, o visitante vai conhecendo, visualmente, as “fantásticas histórias à volta de cada um dos coches”, com recurso a conteúdo multimédia, explica Nuno Alves, da “start-up” lisboeta.

“O desenho da aplicação é atraente e extremamente funcional”, descreve Nuno Alves, da Exciting Space. Através de histórias, ilustrações e animações, os visitantes do museu de Lisboa podem conhecer quinze pontos de interesse com desafios e questões. “Ao responder a todas as questões, o visitante terá direito a um pequeno prémio, a levantar na loja do Museu”, revela.

“A nossa ideia é criar novos ‘tours’ e jogos, com o intuito de aumentar a frequência de visita e, logo, a receita do Museu”, diz ao P3.

Esta aplicação é o primeiro projecto da Exciting Space, instalada na Startup Lisboa — Incubadora de Empresas, a partir de onde “cria e desenvolve guias de visita digitais para espaços culturais e de lazer”, como cidades, museus, parques naturais ou temáticos e festivais. Luís Matos, director do centro de empreendedorismo do ISCTE, elegeu a Exciting Space como uma das dez "start-ups" portuguesas mais promissoras.

A equipa, constituída por Jason Pascoe, Nádia Carmo e Ellen Kleiven (além do já mencionado Nuno Alves), está neste momento a finalizar um outro guia de visita, desta vez para tablets, de uma colecção de arte privada. Na calha está ainda “um guia direcionado para o consumidor final e a ser lançado brevemente no mercado britânico”.