Lucho e Otamendi constroem triunfo de um FC Porto que não fez poupanças

Golos dos dois argentinos valeram estreia vitoriosa dos “dragões” no Grupo A da Taça da Liga, frente ao Nacional.

Foto
Lucho fez o primeiro golo do FC Porto frente ao Nacional Adriano Miranda

Os “dragões” não jogavam há uma semana e meia, depois de terem visto ser adiado o encontro frente ao Vitória de Setúbal para a I Liga (será disputado a 23 de Janeiro), devido ao mau tempo, mas essa paragem forçada não afectou a equipa. Depois de uma mão cheia de oportunidades desperdiçadas (Gottardi e a defesa do Nacional foram adiando o golo do FC Porto), os “dragões” chegaram à vantagem aos 32’. O colombiano James Rodríguez cruzou na direita e o argentino Lucho González cabeceou para o 1-0.

O Nacional também colocou Fabiano à prova, em especial através de Candeias, mas o guarda-redes normalmente suplente dos portistas correspondeu.

A equipa de Vítor Pereira até podia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais folgada, mas valeu Gottardi ao Nacional, com um par de defesas a manter a diferença mínima.

Na segunda parte, o bicampeão nacional manteve a mesma dinâmica e chegar ao segundo golo foi um pequeno passo, anunciado por dois lances anteriores com perigo relativo para a baliza de Gottardi. Num lance que começa a partir de um livre, o defesa argentino rematou rasteiro e alargou a vantagem do FC Porto.

O Nacional ainda voltou a ameaçar Fabiano, mas a partir daí os “dragões” dominaram os acontecimentos. E até podia ter ampliado o resultado, mas Defour e Jackson Martínez não conseguiram bater Gottardi.

O FC Porto volta a jogar para a Taça da Liga no dia 30 de Dezembro. A equipa de Vítor Pereira visita o terreno do Estoril-Praia, na segunda jornada do Grupo A.

Ficha de jogo
Nacional, 0
FC Porto, 2

Estádio da Madeira, no Funchal
Assistência Cerca de 600 espectadores

Nacional Gottardi, João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer, Marçal, Moreno, Jota (Claudemir, 46’), Candeias, Isael (Diego Barcellos, 57’), Mateus e Keita (Rondón, 67’). Treinador Manuel Machado.

FC Porto Fabiano, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Defour, João Moutinho (Christian Atsu, 73’), Lucho González (Fernando, 58’), Silvestre Varela, James Rodríguez (Castro, 65’) e Jackson Martínez. Treinador Vítor Pereira.

Árbitro Bruno Esteves (Setúbal).

Golos 0-1, por Lucho González, aos 32’; 0-2, por Otamendi, aos 52’.