China Three Gorges confirma negociações para compra de mais 4% da EDP

Foto
Filipe Arruda

A China Three Gorges vai discutir nos próximos dias com o Governo português a aquisição de 4,14% da EDP que estão nas mãos do Estado, relevou esta terça-feira, aos jornalistas, o presidente da empresa chinesa, Cao Guangjing, em Lisboa.

Questionado sobre as razões da sua visita a Portugal, e se a mesma está relacionada com a possível aquisição da posição estatal de cerca de 4% na energética, o presidente da China Three Gorges disse que "isso vai ser discutido nos próximos dias".

Cao Guangjing, em breves declarações à entrada de um jantar organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), num hotel na capital portuguesa, acrescentou apenas que as negociações vão decorrer durante esta semana.

Recentemente, o responsável chinês tinha admitido o interesse em adquirir a fatia de 4,14% do capital da Energias de Portugal (EDP) que ainda está nas mãos do Estado, tendo confirmado que a sua vinda a Portugal servirá para negociar com o Governo a compra desta participação estatal.

A empresa chinesa adquiriu ao Estado português, no final do ano passado, 21,35% da EDP, sendo o accionista maioritário da energética liderada por António Mexia.

Refira-se que o presidente da EDP, que também participou no jantar da CCILC, escusou-se a comentar o eventual negócio entre o Estado e a China Three Gorges, remetendo quaisquer declarações para os accionistas.

Ao início da tarde, Cao Guangjing teve uma reunião de meia hora com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, optando, na ocasião, por não prestar declarações à comunicação social.

Sugerir correcção
Comentar