Estudante Erasmus vence melhor curta em festival checo

“Just try it”, da autoria de José Vieira Lopes, retrata as dificuldades de travessia nas passadeiras de Brno, na República Checa

A edição deste ano do festival internacional de cinema, Studentský Filmový Festival (FSS), na República Checa, contou com a nomeação do estudante português, José Vieira Lopes, para o prémio de melhor curta-metragem elegida pelo público, na categoria “Audience Award”.

Just try it” mostra, em 50 segundos, uma reflexão narrada sobre os obstáculos e barreiras que desafiam qualquer pessoa no processo de “seguir em frente”.

A ideia surgiu quando cinco amigos da faculdade visitaram o estudante em Erasmus, na cidade de Brno, e se aperceberam da dificuldade em atravessar uma passadeira em quatro segundos, já que, ao final daquele tempo, o sinal do semáforo fica vermelho e tem de se esperar mais quatro minutos para tentar novamente.

“É quase como uma metáfora entre tudo o que se tem de esperar”, explica o jovem realizador, referindo-se aos processos burocráticos do sistema europeu, como o facto de “ir às finanças” e de “o que se tem de passar para se ter algo mínimo e significante”.

Com uma máquina fotográfica e um tripé, José Vieira Lopes teve ainda a ajuda de um amigo português que participou como actor no vídeo, de um espanhol, na parte sonora e de um americano na narração.

“Gostava mesmo de seguir realização. Não há muitas perspectivas mas se uma pessoa for tentando...”, desabafa o jovem estudante do 2º ano de Audiovisual e Multimédia da Escola Superior de Comunicação Social.

Apesar de o prémio ter tido como recompensa bens materiais de “menor” valor, o facto de “ir para o currículo já é recompensa suficiente”, confessa. “Fiquei surpreso e contente”.

O Festival FSS decorreu de 23 a 24 de Novembro, em Brno, na República Checa.

Sugerir correcção
Comentar