De bicicleta e mochila às costas voluntários recolhem alimentos

O movimento “Mochila às Costas” promove no próximo sábado, dia 15, uma recolha de alimentos em bicicleta

O movimento “Mochila às Costas”, um grupo de voluntários de várias instituições da freguesia de Alcanede, no concelho de Santarém, promove no próximo sábado, dia 15, uma recolha de alimentos em bicicleta para ajudar as famílias que passam por momentos difíceis.

João Filipe Ferreira, bombeiro e membro do grupo de ciclismo da associação desportiva local, disse à agência Lusa que a iniciativa visa dar sequência a uma acção realizada há um ano, na altura de forma algo improvisada, mas que permitiu não só recolher mais de uma tonelada de alimentos como também detectar situações a necessitar de apoio social.

“A ideia surgiu do facto de a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede ter conhecimento da existência de pessoas na freguesia a necessitarem de auxílio, mas às quais não podia prestar apoio por não haver qualquer pedido nesse sentido”, disse. Na acção realizada em 2011, envolvendo 70 voluntários, o movimento detectou várias situações de pessoas a passarem dificuldades e que desconheciam os meios de auxílio existentes e como os solicitar e “que hoje estão a ser acompanhadas”, frisou.

Na actividade programada para o próximo sábado, dentro das mochilas que os ciclistas levam às costas para recolher alimentos vai também um documento, “confidencial e anónimo”, para o registo de situações que sejam referenciadas. Este ano de forma muito mais organizada, com a formação de grupos que irão percorrer 33 lugares duma área alargada à freguesia vizinha da Gançaria, o movimento espera conseguir contactar 3.000 habitantes das duas freguesias (mais mil que em 2011).

O movimento decidiu ainda juntar à iniciativa uma componente ambiental, indo plantar uma oliveira junto a cada uma das instituições promotoras (Santa Casa da Misericórdia, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira) e apoiantes (juntas de freguesia de Alcanede e Gançaria).

“São árvores de cujo fruto se faz o azeite, um bem alimentar que achámos por bem associar à iniciativa”, disse João Ferreira à Lusa. O grupo, que João Ferreira espera este ano reunir uma centena de pessoas, vai pedalar identificado com um colete, contando com a generosidade da população.

Sugerir correcção
Comentar