Recuperação de Chávez será "complexa"

Vice-presidente avisa que o processo após a quarta cirurgia para lutar contra o cancro será delicado

Foto
Nicolas Maduro é o herdeiro designado de Chávez Jorge Silva/REUTERS

A convalescência de Hugo Chávez após a quarta cirurgia a que se submeteu em Cuba por causa do cancro de que sofre será “complexa e difícil”, avisou o seu vice-presidente e sucessor designado, Nicolas Maduro, que pediu aos seus compatriotas para que rezassem pelo Presidente.

"A operação de [terça-feira] foi complexa, difícil, delicada, o que anuncia um processo pós-operatório igualmente complexo e difícil”, declarou Maduro, numa alocução transmitida por todos os media do país. Na véspera, tinha anunciado que a operação tinha corrido bem.

No fim-de-semana, Chávez anunciou que o cancro tinha voltado e que por isso teria de ser novamente operado. Pela primeira vez, disse que poderia não cumprir o novo mandato de seis anos para o qual foi eleito em Outubro – e do qual só deveria ser empossado em Janeiro – e apontou um possível sucessor: Nicolas Maduro.
<_u13a_p>
Segundo a Constituição venezuelana, quando o Presidente está impedido de governar nos quatro primeiros anos do mandato têm de ser realizadas novas eleições. Até lá, as funções devem ser assumidas pelo vice-presidente.
<_u13a_p>
O cancro de Chávez foi diagnosticado em meados de 2011, na zona pélvica. Mas até hoje os pormenores sobre o tipo de cancro ou sobre a real condição da saúde do Presidente venezuelano não foram tornados públicos.<_o3a_p>
 
 

Sugerir correcção
Comentar