Zorrinho elogia expansão do microcrédito nas plataformas electrónicas

Líder parlamentar do PS abriu esta terça-feira uma conferência sobre a regulamentação do crowdfounding.

Foto
PS defende regulamentação do crédito colaborativo. Daniel Rocha

O líder parlamentar do PS defendeu esta terça-feira que as sociedades estão confrontadas com uma nova dialéctica entre mercados e pessoas em rede, num discurso em que elogiou os méritos da expansão do microcrédito através de plataformas electrónicas.

Carlos Zorrinho falava na Assembleia da República na abertura de uma conferência promovida pelo Grupo Parlamentar do PS sobre a regulamentação do crowdfounding (crédito colaborativo), mecanismo que permite a pequenas empresas inovadoras acederem a financiamentos por via da Internet, sem que fiquem sujeitas aos tradicionais condicionamentos impostos pelas instituições bancárias.

Por iniciativa dos deputados socialistas Duarte Cordeiro, Pedro Delgado Alves e Pedro Duarte, pretende-se do ponto de vista político que o governo português regulamente esta nova forma de acesso ao financiamento, tornando possível a prazo que uma microempresa possa dispersar o seu capital social em plataformas electrónicas, ou que obtenha por via dessas plataformas empréstimos para financiar um determinado projecto.

Na sua intervenção, o presidente do Grupo Parlamentar do PS fez uma breve análise da actual situação mundial e defendeu que se vive “uma nova dialéctica entre os mercados e as pessoas em rede”.

“Portugal é hoje vítima de um problema de circulação financeira. Colocando-se na periferia europeia, está longe do coração e o seu tecido empresarial confronta-se muitas vezes com a dificuldade da irrigação financeira”, observou o líder parlamentar socialista.

Neste contexto, Carlos Zorrinho salientou a importância já desempenhada pelo crowdfounding em termos de postos de trabalho já criados, mas evidenciou sobretudo as oportunidades económicas abertas por este mecanismo em termos de inovação.

“O microcrédito aplicado a micro-ideias pode ganhar uma enorme dimensão se estiver em rede, alavancando uma determinado projecto. Não podemos cruzar os braços. Temos de ser imaginativos e romper barreiras”, sustentou o líder parlamentar do PS.

No seu breve discurso, Carlos Zorrinho manifestou o seu apoio à intenção dos deputados socialistas Duarte Cordeiro, Pedro Delgado Alves e Pedro Duarte de apresentarem um projecto de lei enquadradora do crowdfounding - mecanismo que, depois de regulamentado, poderá será regulado pelo Banco de Portugal ou pela Comissão de Mercados de Valores Mobiliários
 
Sugerir correcção
Comentar