Grécia terá atingido os 30 mil milhões de euros de recompra de dívida

Programa de recompra de dívida pode ter excedido o objectivo, mas o preço médio da operação terá ficado aquém do esperado.

Foto
O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, deve reunir-se esta terça-feira com os parceiros europeus Yorgos Karahalis/Reutersq

Segundo um responsável europeu citado pela agência de notícias britânica, o programa de recompra de dívida grego terá até excedido as expectativas e conseguido um total de 31,8 mil milhões de euros. No entanto, segundo a mesma fonte não identificada, o Governo grego terá pago em média 33,5% do valor total das obrigações do Tesouro, mais do que o esperado e que representarão um rombo de 458 milhões de euros

O prazo-limite para que a Grécia atingisse o objectivo dos 30 mil milhões de euros foi estendido até esta terça-feira ao meio-dia (hora local). O programa faz parte de uma das exigências dos ministros das Finanças da zona euro no âmbito das alterações ao pacote de resgate à Grécia que foram decididas há duas semanas para assegurarem a sustentabilidade da dívida pública grega, que deverá atingir a casa dos 190% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014.

O Governo grego abriu um leilão na passada sexta-feira para investidores privados e governos que tivessem na sua carteira títulos de dívida grega e que estivessem dispostos a revender a um preço inferior do seu valor total. O objectivo traçado era o de conseguir comprar um total de 30 mil milhões de euros em dívida por um terço do preço. Os 10 mil milhões de euros que o Estado utilizou para a operação de recompra de dívida fazem parte de um empréstimo adicional sem juros do Fundo de Estabilidade Financeira (FEEF).

Segundo as informações que foram avançadas pelo canal de televisão grego detido pelo Estado, a agência que gere a dívida pública grega teria conseguido já 27 mil milhões de euros no leilão de sexta-feira. A maior parte deste valor terá partido de investidores privados, cerca de 16 mil milhões. Outros dez mil milhões de euros terão sido conseguidos através da recompra de títulos de dívida a governos e os restantes mil milhões de euros a fundos de investimento.

Está marcada para a tarde desta terça-feira uma reunião do Eurogrupo por videoconferência para serem decididos novos passos para a redução da dívida pública grega, escreve a Reuters. Depois da reunião que decidiu uma série de adendas ao programa de reestruturação orçamental da Grécia, incluindo uma redução nas comissões dos credores nos empréstimos ao país e uma prorrogação ao pagamento dos juros, a meta para a redução da dívida pública da Grécia ficou estabelecida para os 120% do PIB até 2020.  
 
 

Sugerir correcção
Comentar