Primavera Club deixa Espanha para se instalar em Portugal e França

As edições de Barcelona e Madrid, que aconteceram este fim-de-semana, foram as últimas

Foto
Os bilhetes para a primeira edição do festival em Guimarães esgotaram dias antes Pedro G. Lima/NFactos

Aconteceu pela primeira vez em Guimarães este ano e, inesperadamente, pela última vez em Barcelona e Madrid neste fim-de-semana: o irmão mais novo do gigante Primavera Sound, o Primavera Club, conhecido por ser a versão outonal do festival indie, não vai voltar a acontecer em Espanha mas vai continuar em Guimarães e vai ainda estrear-se em Bordéus, em França.

O anúncio foi feito pela organização, que em comunicado explicou que as edições de Barcelona e Madrid, que aconteceram este fim-de-semana e que deram origem à de Guimarães, foram as últimas. O balanço positivo da primeira edição portuguesa e a dificuldade que a organização encontrou este ano com as novas medidas de segurança de algumas salas espanholas que receberam concertos (o que originou uma redução de público) estarão na origem da mudança. A organização teve também problemas em conseguir as licenças municipais para algumas salas previstas no programa.

“O Primavera Club vai fazer as malas e deixará de se celebrar em Madrid e Barcelona para mudar a sua actividade para França e Portugal”, lê-se no comunicado, que afirma no entanto que as duas edições espanholas, entre sexta-feira e domingo, correram muito bem. Segundo o diário ABC, o aumento do IVA de 8% para 21% poderá também ter influenciado a decisão.

Com menos concertos e decorrendo em espaços fechados, ao contrário do que acontece com o Primavera Sound, o Primavera Club acontecia em simultâneo nas cidades de Barcelona e Madrid desde 2006.

Em Guimarães a continuação do festival, que se dividiu entre o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e da Criatividade e o Centro de Artes e Espectáculos São Mamede, ainda não tinha sido confirmada. A primeira edição aconteceu este ano numa parceria com a Capital Europeia da Cultura e por isso a sua manutenção ainda não era certa. Sharon Van Etten, Ariel Pink's Haunted Graffiti, Destroyer e The Vaccines foram alguns dos nomes do cartaz.   

A mudança na estratégia do Primavera Club acontece, assim, já depois de também o Primavera Sound, igualmente iniciativa espanhola, se ter implementado em Portugal: em 2012 aconteceu pela primeira vez no Parque da Cidade, no Porto; as próximas edições já estão garantidas, com a de 2013 marcada para os dias 30 de Maio a 2 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar