Fotografar a natureza para ser activista pela natureza

Foi um dos fundadores da Quercus e faz da conservação das espécies um modo de vida. João Nunes da Silva fala sobre 22 anos de fotojornalismo da natureza. Há baterias congeladas, rolos esquecidos, momentos de sorte... e muita perseverança

Foto
João Nunes da Silva

Quando abriu a máquina para tirar o rolo e revelar as imagens percebeu que... não tinha colocado rolo. Tinha passado um dia. Disparar, anotar velocidade e abertura do diafragma, disparar, anotar velocidade e abertura do diafragma. Um dia de trabalho deitado fora.

João Nunes da Silva lembra o episódio com um sorriso. Passaram muitos anos, o rolo acabou e agora há máquinas que avisam quando o cartão de memória fica esquecido em casa. Esse problema não se repete (mas há outros que persistem, já lá vamos).

A máquina de João Nunes da Silva é uma arma pela natureza, um contributo pela conservação das espécies. Porque, para ele, ser fotojornalista da natureza também é isso: “Uma forma de activismo.”

Foto
Os garranos, oriundos do Gerês, são uma espécie semi-selvagem João Nunes da Silva

Foi ainda em adolescente, quando fazia parte de um grupo de pessoas que observava aves, que percebeu que queria fazer mais pelas espécies. E fez: foi um dos fundadores da Quercus, envolveu-se em vários projectos de conservação das espécies, fez da máquina fotográfica companheira fiel do trabalho de campo.

Foto
Os grous são espécies que hiberna em Portugal João Nunes da Silva

Coleccionar espécies

Foto
A lagartixa da montanha é uma espécie endémica na Serra da Estrela João Nunes da Silva

“Isso permitiu-me coleccionar uma série de imagens [de várias espécies].” A ideia de que existia em Portugal alguém que tinha imagens de natureza começou a colar. E João Nunes da Silva foi sendo solicitado.

Criou um banco de imagens da natureza, a ILUSTRANATUR, é colaborador da National Geographic em Portugal, faz tours e workshops fotográficos desde 2005, tem livros publicados (o último é "Fotografar natureza em Portugal e Espanha").

Foi um longo caminho até chegar aqui. Vinte e dois anos de fotojornalismo são muitas fotografias, são muitas viagens (agora menos, “por questões económicas”), dentro e fora do país, são inúmeras lições e outros tantos contratempos.

Requisito fundamental para a profissão: paciência. “Fotografar natureza não é 100% garantido, às vezes as coisas falham.” Aconteceu-lhe num dia gelado, em Lisboa, numa altura em que estava a fazer um trabalho sobre o estuário do Tejo e queria fotografar alfaiates com a maré vazia. Tudo montado, um barco como apoio e esperar pelo momento perfeito. Ele chegou.

“Na altura em que os alfaiates estavam optimamente posicionados para os fotografar fui disparar e a bateria estava gasta.” Plano b: a bateria extra, sempre à mão. Problema número dois: “Tinha-me esquecido [das baterias] noutra mochila, dentro do carro. O momento passou à história”, lembra. 

Conhecer os habitats

Um fotógrafo de natureza não pode ser um fotógrafo de moda ou de guerra. O que os define é diferente. As exigências também: “Temos de saber o que vamos fazer e o que vamos fotografar. Não posso ir para um campo fotografar flamingos sem saber qual é o comportamento de um flamingo, qual é a altura em que cá estão, qual é melhor aproximação para os fotografar.”

Mas há mais. Uma boa imagem de natureza pode não ser o mesmo que uma boa imagem de outra área. “Convém ser uma imagem diferente, convém que não seja um bilhete postal do animal, o cromo.”

Para o conseguir são precisas muitas horas, muitos dias, às vezes meses. Para ver coisas que mais ninguém vê (“É o facto de estarmos muito tempo no mesmo sítio”). Há tempos, João Silva investiu sete meses num trabalho sobre o peneireiro cinzento, uma espécie pouco comum.

Num dos dias, depois de muitas horas de trabalho, João começou a arrumar o material no carro para ir embora. “Já tinha arrumado tudo quando o vi peneirar, ficou ali durante dez minutos.” Tinha de fotografar. Mas, ao fim do dia, a 600mm com telecompressor que o fotojornalista de 41 anos queria usar dificilmente funcionava sem tripé.

“Não tinha tempo. Apoiei a lente em cima do tejadilho do carro e fotografei. Quando editei as imagens vi que algumas tinham ficado espectaculares (ver imagem em destaque).” Foi uma "imagem de sorte", admite", mas também de muita persistência.

E tudo vale a pena - as horas de acampamento, o estudo antes de ir para o terreno, o "disfarce" vestido ("não é preciso ir armado e rambo, mas convém ir com roupa discreta") - quando alguém aprende alguma coisa com o trabalho dele. "Já tive vários comentários de pessoas que se mostraram surpreendidas e disseram que não sabiam que existiam determinadas espécies [em Portugal]."

 

Vê mais no PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar