Parque de Serralves é monumento nacional

Foto
Classificação do Parque de Serralves inclui edificado e envolvente PAULO PIMENTA

Conselho de Ministros aprovou ontem mais seis classificações de monumento, de norte a sul do país

O Parque de Serralves, no Porto, é um dos sete espaços de todo o país cuja classificação como monumento nacional foi esta quinta-feira aprovada em Conselho de Ministros.

De acordo com um comunicado do Conselho de Ministros, o Governo aprovou sete decretos que determinam a classificação. Um dos monumentos em causa é o Casal de Santa Maria (conjunto edificado e zona envolvente), também denominado Parque de Serralves ou Quinta do Riba de Ave, na freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto.

Ainda no Norte, no distrito de Vila Real, foram classificadas como monumento nacional as Termas Medicinais Romanas de Chaves, no Largo do Arrabalde, na freguesia de Santa Maria Maior, concelho de Chaves.

No distrito da Guarda, foi aprovada a classificação do Campo Militar de Trancoso, também denominado Campo Militar de São Marcos, nas freguesias de São Pedro e Torres, concelho de Trancoso.

A sul, no distrito de Setúbal, foram classificados os Núcleos do Sítio Arqueológico de Abul, no Monte Novo da Palma, na freguesia de Santa Maria do Castelo, concelho de Alcácer do Sal. No distrito de Évora, foram classificados como monumentos nacionais o Santuário de Nossa Senhora de Aires, no lugar de Aires, e da Ermida do Senhor Jesus do Cruzeiro, no lugar do Cruzeiro, na freguesia e no concelho de Viana do Alentejo, e o Terreiro da Batalha de Montes Claros, nas Herdades de Travassos e Nogueiras e nas Herdades de Fuseira e Álamo, na freguesia de Rio de Moinhos, concelho de Borba.

No Algarve, foram classificadas as Muralhas e Porta da Almedina de Silves, na freguesia e no concelho de Silves, e o Forte de São Sebastião e "demais elementos arquitectónicos que subsistem dos baluartes e revelins que o ligavam ao Castelo de Castro Marim", na freguesia e no concelho de Castro Marim.

O Conselho de Ministros aprovou também dois decretos que "procedem à ampliação" de duas áreas classificadas, entre elas a zona "Ascensor da Glória e meio urbano que o envolve", nas freguesias de Santa Justa, de São José e da Encarnação, em Lisboa.

Foi ainda ampliada a área de protecção da Igreja de Salzedas, no concelho de Tarouca (distrito de Viseu), "incluindo as tábuas quinhentistas, uma imagem da Virgem em prata, um contador de sacristia semelhante ao do Mosteiro do Bouro, o cadeiral e todos os elementos de valor artístico ainda existentes, a Sala do Capítulo, forrada a azulejos do século XVII, a Capela do Desterro, revestida de azulejos do século XVIII, e os jardins anexos". "É ainda alterada a respectiva denominação para Mosteiro de Santa Maria de Salzedas", acrescenta a nota.

Sugerir correcção