Exportações portuguesas aumentam 12,4% em Outubro

Trocas comerciais fora da UE continuam a ser as principais responsáveis pelo grande aumento das exportações. Transacções dentro da União a 27 continuam a prejudicar balança comercial.

Foto
A economia da UE recuou 0,5% no quarto trimestre de 2012 Samuel Kubani/AFP

As exportações aumentaram 12,4% em Outubro deste ano, face ao mês anterior, enquanto as importações tiveram um crescimento mais modesto de 8,5%. Os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a taxa de cobertura (valor das exportações sobre as importações) neste mês foi de 78,5%.

Para estes resultados, muito contribuiu o comportamento das transacções para fora da União Europeia (UE). Neste caso, as exportações tiveram uma variação mensal positiva de 27,1%, enquanto as importações perderam 5,9% face a Setembro deste ano. Em termos homólogos, o comportamento não foi tão positivo. Em relação a Outubro de 2011, registou-se um aumento nas exportações (24,7%) e nas importações (14,4%).

No comércio com os países da UE, os resultados são menos positivos, com as exportações a crescerem 6,9% face a Setembro, quando o crescimento mensal anterior tinha sido de 19,5%. As importações, por seu lado, desaceleraram o crescimento em 0,3 pontos percentuais, tendo registado em Outubro um valor de 14,6%.

Em valor, as exportações atingiram cerca de 4,02 mil milhões de euros, enquanto as importações chegaram aos 5,12 mil milhões.

Sugerir correcção
Comentar