Pedro Filipe Soares eleito líder parlamentar do Bloco por unanimidade

Luís Fazenda abandona assim a liderança da bancada.

Foto
Pedro Filipe Soares assume a partir desta quinta-feira a liderança da bancada do BE no Parlamento Arquivo

O deputado Pedro Filipe Soares foi eleito nesta quinta-feira, pelos oito deputados do BE, líder parlamentar do partido.

A deputada Cecília Honório também reuniu a unanimidade dos parlamentares do BE e assume a vice-presidência da bancada a partir de hoje.

Tal como o PÚBLICO noticiou há duas semanas, Pedro Filipe Soares sucede assim na liderança da bancada ao deputado Luís Fazenda.

Pedro Filipe Soares tem 33 anos, é o mais jovem deputado do BE e assumiu o mandato de deputado pela primeira vez em 2009. Ganhou fôlego para a corrida à liderança parlamentar já nesta legislatura como membro da comissão parlamentar de Orçamento e Finanças e da comissão parlamentar de inquérito às Parcerias-Público Privadas (PPP). Pedro Filipe Soares é, internamente, afecto à corrente UDP, cujo principal rosto é o de Luís Fazenda, que agora sai da liderança da bancada. 

Em declarações aos jornalistas, o coordenador do Bloco, João Semedo, destacou a “muita experiência, conhecimento e domínio parlamentar” de Pedro Filipe Soares em áreas sensíveis como Orçamento e contas públicas.

“São temas que dominam a política portuguesa, fruto da obstinação do Governo com a dívida pública e com a austeridade forçada para pagar os juros e uma dívida de enorme dimensão. Vão ter no debate parlamentar uma grande centralidade e densidade. A nossa escolha também teve a ver com isso, para além, naturalmente, da experiência e das qualidades pessoais e políticas do deputado Pedro Filipe Soares”, justificou Semedo.

 
 

Sugerir correcção
Comentar