Claan: estúdio português criou aplicação para iPad do ArchDaily

Claan desenvolveu a primeira aplicação para iPad do site de arquitectura mais visitado da Internet: o ArchDaily

Assim que entramos no escritório do Claan, no Porto, somos recebidos por um dos elementos da equipa, que imediatamente nos lambe as mãos e a cara. Bizarro? Não. Estamos a falar de Vincent...van Dog, o cão que faz parte da equipa criativa do Claan - trabalha no departamento de "mood management" (gestão de estados de espírito), como se pode ler no site do estúdio português.

Talvez por Vincent ser tão competente naquilo que faz, bom-humor foi o que não faltou na execução do projecto mais ambicioso desta "start-up" que nasceu em 2008: criar a primeira aplicação para iPad do site de arquitectura mais visitado da Internet: o ArchDaily.

Poderia parecer um projecto intimidante para os fundadores do Claan (lê-se "clã") - Andreas Eberharter e Clara Vieira -, mas logo que começaram a desenvolver a aplicação e a manter reuniões, por Skype, com os criadores da plataforma chilena de arquitectura - David Assael e David Basulto - perceberam que não era caso para se preocuparem. "Foi super-descomplicado! Depois eles fazem muitas festas, lá na piscina... Nós ainda participamos em algumas, mas apenas por Skype", graceja Clara Vieira.

Andreas Eberharter conta que o espaço onde fica a sede do ArchDaily, em Santiago, no Chile, "é muito interessante, com uma casa enorme, piscina e jardim, em que trabalha muita gente ao mesmo tempo".

Na verdade, a informalidade demonstrada pelo ArchDaily durante o trabalho, fez com que o projecto que foi confiado ao Claan decorresse de uma forma muito "smooth", adjectiva Clara Vieira.

"ArchDaily Building Of The Year"

Mas como é que a criação da primeira aplicação para iPad, do site de arquitetura mais visitado da Internet, foi parar às mãos de um estúdio português? "A porta abriu-se no 'Startup Chile', em que participámos, em 2011, e onde conhecemos os dois fundadores do ArchDaily", revela Andreas.

Apresentaram, "aos dois David's", os protótipos dos projectos que o Claan tinha na altura, eles gostaram, e avançou-se para uma parceria. O resto materializa-se naquilo que, desde sexta-feira, está no iTunes, disponível para iPad, iPad 2 e iPad mini, de forma gratuita: a aplicação "ArchDaily Building Of The Year".

Trata-se de uma aplicação sobre o prémio com o mesmo nome, atribuído desde 2009, pelo ArchDaily. É, actualmente, o prémio de arquitectura mais importante no universo online.

Com a aplicação, é possível conhecer os "bastidores" de tudo o que aconteceu na última edição do mesmo, através de vários elementos: fotogalerias das obras de cada vencedor, já com a "visualização de retina" disponível; esboços detalhados de cada projeto; entrevistas e perfis dos vencedores.

"Durante o fim-de-semana, a aplicação foi baixada mais de 1500 vezes e já está no topo da categoria 'Lifestyle'", refere Andreas Eberharter. "Também tivemos 'feedback' do 'Startup Chile', que ficou muito feliz com a adesão", conta Clara Vieira. O próximo passo poderá ser o desenvovimento da aplicação para iPhone.

Sugerir correcção
Comentar