Eurostat confirma entrada da zona euro em recessão no terceiro trimestre
Queda de 0,1% do PIB na zona euro. No conjunto dos 27 Estados da UE, o PIB subiu 0,1%, invertendo a tendência do segundo trimestre.
Já no conjunto dos 27 Estados-membros, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período, segundo a segunda estimativa divulgada hoje pelo gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que confirma os valores divulgados a 15 de Novembro, na sua previsão inicial.
No segundo trimestre deste ano, as economias da zona euro e da UE haviam registado ambas quedas de 0,2%. A zona euro entra, assim, em recessão técnica (tradicionalmente definida como dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB).
Em Portugal, a economia voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, pelo oitavo trimestre consecutivo, com o PIB a cair 0,8% em relação aos três meses anteriores e a recuar 3,4% face ao período homólogo, tal como já havia divulgado o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O valor definitivo sobre a evolução do PIB português no terceiro trimestre será divulgado pelo INE na sexta-feira.
Portugal com a maior queda
Entre os Estados-membros para os quais há dados disponíveis, Portugal registou a maior queda do PIB (-0,8%), seguido pela Eslovénia (-0,6%), pela Roménia e Chipre (-0,5% em ambos), enquanto os maiores crescimentos pertenceram à Estónia, à Letónia (1,7% em ambos) e à Lituânia (1,3%). Não são apresentados dados referentes à economia grega.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB recuou 0,6% na zona euro e 0,4% na União a 27.
Nas previsões divulgadas a 27 de Novembro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) estimou que a economia da zona euro só voltará a crescer em 2014.