Gerhard Schröder afirma que Europa deve unir-se em torno da crise

Para ultrapassar a crise é necessária uma Europa que una os seus esforços, afirmou Schröder. O ex-chanceler defende que a austeridade, por si só, não é a solução

Foto
União a 27 é essencial para ultrapassar crise, afirmou Schröder Foto: Adrian Dennis / AFP

A Europa terá de unir esforços para enfrentar a crise europeia pois só assim é que poderá sair dela, disse o ex-chanceler alemão, Gerhard Schröder. “Apenas uma Europa unida pode enfrentar um mundo globalizado politica e economicamente”, afirmou.

Gerhard Schröder discursava na XV Conferência da Cunha Vaz & Associados, desta feita sobre a A Crise Europeia e as Reformas Necessárias, onde foi o orador principal. Para o ex-chanceler alemão, “a Europa dividida deve decidir se quer promover o crescimento ou seguir sem Europa”.

Schröder afirmou que, “hoje em dia, não é possível ter uma moeda única sem ter uma política económica e social comuns”, aludindo ao euro e à União Europeia (UE). “O que a Europa precisa é de crescimento, reformas e mais integração política”, acrescentou ainda. Schröder afirmou que a união fiscal é só um passo, salientando que “é necessário mais tempo para diminuir a dívida pública”.

Nomeou Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha e Itália como exemplos de que a austeridade, por si só, não é suficiente. Para Schröder, o crescimento económico deve fazer parte da aposta da Europa para sair da crise e que, para isto, é necessário “um programa coordenado de reestruturação”.

 

Sugerir correcção
Comentar