Algarve quer atrair turismo sénior e ser a Florida da Europa

Algarve, come and live here é o nome de um site, assumido como movimento cívico, que quer chamar novos residentes

Foto
Nuno Ferreira Santos

As grandes cadeias hoteleiras no Algarve encerraram ou reduziram os serviços ao mínimo. Chega o Inverno, o turismo enfia-se na concha e fica a ouvir o bater das ondas do mar. "Tudo podia ser diferente se houvesse consciência das potencialidades da região". Quem o diz é Constantino Jordan, promotor imobiliário há mais de duas décadas. "O Algarve tem condições para ser a Florida da Europa", observa, apontando para a praia, onde os turistas apanham banhos de sol.

Constantino Jordan lançou na Internet, no início da Primavera, uma campanha: Algarve, come and live here. A ideia, explica, nasceu da necessidade de ir mais além na captação de novos mercados. "Portugal já bateu no fundo, mas ainda não bateu contra a parede", enfatiza. O empresário, ligado desde a década de 90 à promoção da Quinta do Lago e Vilamoura XXI - empreendimentos que o pai [André Jordan] lançou - pretende criar uma nova imagem turística da região, utilizando as redes sociais. "Foi fácil vender o Algarve", admite. Mas, agora, que fazer a milhares de camas vazias? 

A solução, diz, está na capacidade de atrair "pessoas de todo o mundo para viverem cá". Com este objectivo em vista lançou o movimento cívico Come and live here. "Durante o Verão, e porque havia muito trabalho, não estivemos muito activos, mas agora vamos recomeçar", adianta. As câmaras de Tavira e São Brás de Alportel, porque existe nesses concelhos uma importante comunidade de estrangeiros residentes, "manifestaram interesse em associar-se ao movimento". Mas o grande apoio, acrescenta, recebeu dos próprios estrangeiros residentes: "Precisamos de aumentar a capacidade de comunicar com a comunidade estrangeira e o Algarve tem de se virar mais para o exterior", conclui.

O ponto de partida para o projecto Come and live here foi uma pergunta que lançou a si próprio: "Em que é que, no mundo, o Algarve se pode enquadrar?" Constantino Jordan lembrou-se de histórias contadas por amigos que conheceram a região quando ainda faziam férias com os pais. Desse passado, recorda, guardaram a nostalgia dos tempos de juventude e regressaram mais tarde, já com família constituída, para investir na compra de uma casa de férias. 

Estima-se que a comunidade de britânicos residentes chegue aos 50 mil. "Escolheram um lugar com qualidade de vida e seguro". No entanto, quando chega a fase da vida em que necessitam de mais cuidados de saúde, muitos regressam ao país de origem. "Isso é que está errado", sublinha Constantino Jordan, defendendo a necessidade de existir uma maior divulgação dos clínicas que existem na região. "O Algarve já dispõe de uma boa oferta de serviços de saúde e isso tem de ser divulgado - é fundamental para atrairmos o turismo sénior", defende

As estatísticas oficiais referem que a região recebe cerca de cinco milhões de visitantes por ano. Ora, bastaria um "aumento de 1% para termos mais 50 mil turistas, e provavelmente mais 15 mil lares ocupados". Com os preços do imobiliário "em baixa", o promotor entende que "estão reunidas as condições para atrair o turismo sénior, convidando-os a virem para cá viver". Os voos low cost tornaram o Algarve ainda mais acessível. "Mas o mercado sénior nunca foi trabalhado - por exemplo, não foram construídos lares onde os estrangeiros se pudessem sentir como nas suas próprias casas, respeitando os hábitos e as culturas diferentes". 

Um outro segmento de mercado que diz estar ao alcance do Algarve situa-se nos quadros técnicos: "Pessoas com trabalho independente podem viver no Algarve e prestar serviço para qualquer parte do mundo". As redes sociais são a ferramenta com que o empresário conta para dar a conhecer uma região que fecha hotéis, bares e restaurantes, quando, oficialmente, se declara o encerramento da época balnear, ainda que o bom tempo se prolongue pelo Inverno adentro. Constantino Jordan pretende criar uma comunidade na plataforma digital. Deste modo, o sol, praias e golfe estão ao alcance (virtual) de qualquer um, embora na realidade não seja bem assim.

Sugerir correcção
Comentar