FC Porto deixa de ser o único clube da Europa invicto

A série portista somou 18 jogos consecutivos sem saber o que era a derrota.

O FC Porto esteve 18 jogos sem perder
Foto
O FC Porto esteve 18 jogos sem perder Fábio Poço/NFactos

O FC Porto deixou de ser a única equipa invicta na Europa, depois de ter sofrido o primeiro desaire da temporada, no terreno do Sporting de Braga (2-1), nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

No passado domingo, o FC Porto tinha somado, exactamente frente aos bracarenses, o 18.º encontro sem perder em 2012-2013, graças a um triunfo por 2-0 em jogo da 10.ª jornada da I Liga.

O “onze” de Vítor Pereira somava 15 triunfos e três empates, dois para o campeonato, ambos fora (0-0 com o Gil Vicente e 2-2 com o Rio Ave), e um para a Liga dos Campeões (0-0 no reduto do Dínamo de Kiev), com 40-8 em golos.

Entre os clubes dos campeonatos principais dos 53 países que integram o ranking da UEFA, o FC Porto era o único sem derrotas em 2012-2013, depois dos recentes desaires do Murata (São Marino) e do AEK Larnaca (Chipre), equipas que, esta época, não participaram nas competições europeias.

Os “dragões” já eram, há muito, os resistentes sem desaires entre as equipas que estiveram ou estão ainda na Liga dos Campeões ou na Liga Europa, sendo que também ostentam o estatuto de melhor equipa da Champions.

A uma jornada do final da fase de grupos, o FC Porto é a única equipa com 13 pontos, face a cinco triunfos e apenas um empate (9-2 em golos), quando ainda tem de jogar no estádio do Paris Saint-Germain, a 4 de Dezembro.

A arrancar a temporada, o FC Porto venceu ainda a Académica por 1-0 e conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira, graças a um golo do colombiano Jackson Martinez, que tem sido uma das grandes figuras da equipa, a par do compatriota James Rodriguez.

No que respeita em exclusivo aos campeonatos dos diversos países europeus, os “dragões” ainda repartem o estatuto de invictos com mais oito equipas, entre as quais o Benfica, que só perdeu na Liga dos Campeões (0-2 com o FC Barcelona e 1-2 no terreno do Spartak de Moscovo).

Na I Liga portuguesa, os “dragões” são líderes, mas apenas com um golo de vantagem sobre os “encarnados” (26-6 contra 25-6), numa altura em que as duas formações somam os mesmos oito triunfos e dois empates, para um total de 26 pontos.

FC Barcelona (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia), de Leonardo Jardim, Anorthosis (Chipre), Skënderbeu Korçë (Albânia) e Murata (São Marino) são as outras equipas sem derrotas nos respectivos campeonatos nacionais.

Entre estas sete equipas, o City é o que disputou mais jornadas (14), uma mais do que o FC Barcelona é que tem o melhor registo, com apenas uma igualdade cedida (2-2 com o Real Madrid).

Sugerir correcção