Fotogaleria
Fotogaleria
DR

“Bicicletas ao Alto” só no Bairro Alto

Dezembro é o mês da bicicleta no Bairro Alto. Estão planeados "workshops", passeios guiados e uma corrida "alley cat"

O Bairro Alto, em Lisboa, acolhe durante o mês de Dezembro o “Bicicletas ao Alto”, iniciativa que inclui uma série de actividades relacionadas com a cultura da bicicleta e com a sua utilização urbana, foi esta quinta-feira anunciado.

“Sob o mote ‘Bicicletas ao Alto’, habitantes e visitantes do Bairro Alto irão poder participar de uma vasta programação que inclui actividades para todos os gostos, idades e formas de viver a bicicleta”, refere um comunicado.

A partir de 3 de Dezembro, o “espaço central” da iniciativa, no n.º 100 da Rua da Barroca, “funcionará como ponto de encontro e parqueamento para ciclistas, desdobrando-se numa programação diversa relacionada com a cultura da bicicleta e com a sua utilização urbana”.

Consciência ecológica

A nota acrescenta que a programação inclui “exposições, feira de venda e troca de artigos e peças, ‘workshops’ relacionados com a mecânica e a utilização da bicicleta, passeios guiados pelas ruas do Bairro Alto e ainda alguns desafios para os mais corajosos, como uma corrida ‘alley cat’ [uma corrida informal de bicicleta]”.

“Além de apresentar o Bairro Alto como uma zona ciclável, desmistificando as dificuldades associadas às colinas de Lisboa, 'Bicicletas ao Alto' visa também apelar ao novos utilizadores da bicicleta na cidade, reforçar a consciência ecológica e incentivar o debate em torno da sustentabilidade e dos movimentos sociais, culturais e artísticos em torno da bicicleta.”

O espaço, que é inaugurado a 3 de Dezembro pelas 19h00, irá funcionar de segunda a sexta-feira entre as 17h00 e as 21h00 e aos sábados e domingos entre as 11h00 e as 22h00. O “Bicicletas ao Alto” insere-se nas comemorações do 499.º aniversário do Bairro Alto, programadas pela Associação de Comerciantes daquela zona histórica.