Mais de 86.500 estudantes pediram bolsa no Ensino Superior

O ensino público absorve a grande maioria dos pedidos de bolsa: 75.500

Foto
Daniel Rocha

Mais de 86.500 estudantes pediram apoio ao Estado para seguir os estudos no Ensino Superior, este ano lectivo, tendo sido aprovadas até agora 27.221 bolsas de estudo, segundo os dados publicados esta terça-feira pela Direção Geral do Ensino Superior.

Dos 86.509 requerimentos submetidos aos serviços para apreciação, 40.185 obtiveram já decisão final, tendo sido rejeitados 12.964.

Os restantes estão dependentes de informação considerada “indispensável para análise técnica” ou em apreciação. Em fase de audiência de interessados estão, neste momento, 9.791 processos. O ensino público absorve a grande maioria dos pedidos de bolsa (75.500).

O parlamento aprovou há um mês uma recomendação ao Governo da maioria PSD-CDS/PP, a pedir “ajustamentos urgentes” na forma como são calculadas as bolsas no Ensino Superior, para que sejam tidos em conta os rendimentos reais das famílias.

O projecto de resolução conjunto, aprovado com os votos dos dois partidos e a abstenção do PCP, PS e PEV, recomenda ao Governo que instrua os serviços de Ação Social no sentido de aceitarem “requerimentos de reapreciação do valor da bolsa de estudo atribuída” e aceitem os cortes nos subsídios dos funcionários da Administração Pública como “alterações significativas” que podem determinar mudanças no valor atribuído às famílias.

Sugerir correcção
Comentar