Portugal fora do Festival da Canção

RTP alega motivos orçamentais para não participar.

Os Homens da Luta representaram Portugal em 2011
Foto
Os Homens da Luta representaram Portugal em 2011 Patrik Stollarz/AFP

Portugal renunciou à participação, em 2013, no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza na Suécia, anunciou a RTP, invocando restrições orçamentais.

Numa nota informativa divulgada no seu portal, a RTP refere que "anunciou hoje às entidades competentes a sua não participação no Eurofestival de 2013, na Suécia".

A RTP justifica a decisão com "a actual conjuntura orçamental, que não permite que se possam acumular eventos de monta", tendo que "optar por aqueles que tragam maior dignidade" aos cantores e sejam "mais abrangentes" em termos de público.

A televisão pública propõe-se "realizar um evento que permita concretizar o lançamento de novos valores, que possam ser os principais intérpretes da indústria musical portuguesa do futuro, e que traga, de novo, dignidade à participação de intérpretes e compositores nacionais num programa de serviço público abrangente e de qualidade".

A edição 2013 do Festival Eurovisão da Canção decorre em Maio, na cidade sueca de Malmö.

O Eurofestival é um concurso anual de canções transmitido pela televisão, com participantes de diversos países europeus, cuja televisão nacional transmissora é membro da União Europeia de Radiodifusão, como é o caso da RTP.

Portugal concorreu, pela primeira vez, ao Festival Eurovisão da Canção em 1964, com "Oração", interpretada por António Calvário.

A melhor classificação obtida no concurso foi um sexto lugar, em 1996, com "O Meu Coração Não Tem Cor", canção interpretada por Lúcia Moniz.